segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Novena da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria

Valei-nos advogada nossa!

Foto: Internet
Pede a Mãe que o Filho atende, oremos para essa intercessora que não se cansa de rogar por nós.

Oração para todos os dias
Meu Deus vinde em meu auxílio! Senhor apressai-Vos em me socorrer.

Ó Maria, lírio imaculado de pureza, eu me congratulo convosco, porque desde o primeiro instante da Vossa Conceição fostes cheia de graça e, além disso, vos foi conferido o perfeito uso da razão. Dou graças e adoro a Santíssima Trindade que Vos concedeu tão sublimes dons; e me confundo totalmente na Vossa presença ao ver-me tão pobre de graças; Vós que de graças celestes fostes tão copiosamente enriquecida reparti com a minha alma e fazei-me participante dos tesouros que começastes a possuir em Vossa Imaculada Conceição.

Virgem Puríssima, concebida sem pecado e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha. Gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos e dos homens. Saúdo-vos humildemente como Mãe do meu Salvador que, com aquela estima, respeito e submissão com que vos tratava, ensinou-me quais sejam as honras e a veneração que devo prestar-vos.

Dignai-vos, eu vo-lo rogo:
(Faça o seu pedido)

Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes e assim tenho razão para recorrer a Vós. Sois Mãe de misericórdia e por este título não podeis deixar de enternecer-Vos à vista das minhas misérias. Sois, depois de Jesus Cristo, toda a minha esperança, e por esta razão não podeis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em Vós. Fazei-me digno de chamar-me Vosso filho para que possa confiadamente dizer-Vos: mostrai que sois minha Mãe!
Amém.


Fonte: padrereginaldomanzotti.org.br

sábado, 28 de novembro de 2015

Santa Isabel da Hungria: Padroeira da Ordem Terceira Franciscana

Isabel foi uma mulher de Deus, pois teve sua vida embasada na santidade que renderam diversas homenagens em muitas instituições de caridade, além de ter sido declarada Padroeira da Ordem Terceira Franciscana.

Foto: Internet

Isabel era filha de André, rei da Hungria, e nasceu em um tempo em que os acordos das nações eram selados com o casamento. Todavia, ela fora prometida a Luís IV, que era duque hereditário da Turíngia, um pouco depois de seu nascimento em 1207.

A jovem foi morar na corte do futuro esposo e lá começou a sofrer muitas perseguições da sogra que, invejando o amor do filho para com ela, passou a caluniá-la como esbanjadora, já que tinha grande caridade para com os pobres.

Mulher de oração e generosa em meio aos sofrimentos, Isabel sempre recorria a Deus. Já casada e com três filhos, perdeu o marido numa guerra e foi expulsa da corte pelo tio de seu falecido esposo.

Porém, Isabel teve que se abrigar num curral de porcos com os filhos, até ser socorrida pelos franciscanos de Eisenach, uma vez que até mesmo os mendigos e enfermos ajudados por ela insultavam-na, por temerem desagradar o regente.

Ajudada por um tio que era Bispo de Bamberga, ela logo foi chamada para voltar à corte, e seus direitos, como os de seus filhos, foram reconhecidos, isto porque os companheiros de cruzada do falecido rei tinham voltado com a missão de dar proteção à Isabel.

Isabel não quis retornar para Hungria e renunciou aos títulos, além de entrar na Ordem Terceira de São Francisco. Fundou um convento de franciscanas em 1229 e pôs-se a servir os doentes e enfermos até morrer, em 1231, com apenas 24 anos num hospital construído com seus bens.

Santa Isabel da Hungria rogai por nós!


Fonte: santo.cancaonova.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Paixão e amor: qual a diferença?

Aquele frio na barriga, borboletas no estômago, pensar nele(a) o dia inteiro, não ver a hora de encontrar a pessoa amada... o beijo tem sabor especial, o abraço parece que faz com que o tempo pare. Nossa! Quem namorou sabe o que é isso: Amor.

A diferença entre amor e paixão vem com o tempo. No início tudo é lindo, todos os sentimentos da paixão florescem, o que é natural. Mas depois chega a oportunidade de saber se o sentimento pela pessoa é verdadeiramente o amor, sensação que se põe em evidência quando diminui a paixão.

Padre Paulo Ricardo diz que as pessoas acham que amor é sentimento. “A primeira coisa chocante no namoro é justamente quando elas descobrem que o sentimento evapora”.

Muitos casais vivem momentos de crise no namoro, porque aquele sentimento do início muitas vezes desaparece. Porém, é justamente aí que entra o amor, pois o relacionamento vai amadurecendo.

A sociedade, por meio da mídia, foi sendo formada para associar o amor a algum tipo de prazer, e é justamente neste ponto que muitos casais decidem terminar o namoro com a desculpa de que não existe mais amor. No fundo, as pessoas querem viver de sentimento.

“Você vê aquele jovem casal que acabou de se conhecer na balada. Eles estão com os sentimentos à flor da pele, com os hormônios a todo vapor. Mas daí você vê aquele casal de velhinhos aos 50 anos de casados. Eu pergunto: Quem tem mais sentimento? Certamente o casal que acabou de se conhecer. Mas lhe faço outra pergunta: Quem tem mais amor? É o casal que está casado há 50 anos. Tanto é verdade que, muitos destes casais casados há muito tempo, quando um deles morre o outro morre logo em seguida. Por quê? Porque o amor era tão forte que um já não conseguia viver sem o outro. Certamente com 50 anos de casados, muitos deles já não sentiam a ‘paixão’ um pelo o outro, mas existia o mais importante: o amor”,  afirma padre Paulo Ricardo.

Portanto, nós jovens precisamos aprender a ir além dos nossos sentimentos, amadurecer nos relacionamentos, porque muitos casamentos estão se desfazendo não por falta de amor, mas por excesso de paixão, nos quais as pessoas querem só o prazer pelo prazer.

Foto: Internet
Você vive ou  já viveu isso? Partilhe conosco.


Fonte: Destrave Canção Nova

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Oração para fortalecer a união do casal

No próximo fim de semana teremos aqui em Votorantim um retiro para casais de namorados, noivos e casados, com o objetivo de fortalecer a união e ajudar no futuro da relação.

Com isso, pedimos orações por todos os casais, para que cada vez mais novas famílias sejam formadas e que a base seja sempre Jesus Cristo e a Sagrada Família.

Rezemos pelos casais:

“Senhor, fazei com que compartilhemos a vida como verdadeiro casal, esposo e esposa; que saibamos dar um ao outro o que temos de melhor em nós, no corpo e no espírito; que nos aceitemos e nos amemos como somos, com as riquezas e limitações que temos. Cresçamos juntos, sendo caminho um para o outro; saibamos carregar o fardo um do outro, encorajando-nos a crescer sempre no mútuo amor. Sejamos tudo um para o outro: nossos melhores pensamentos, nossas melhores ações, nosso melhor tempo e nossas melhores atenções. Encontremos um no outro a melhor companhia. Senhor, o amor que vivemos seja a grande experiência do Vosso amor. Cresça, Senhor, em nós, a mútua admiração e atração, a ponto de nos tornarmos um só: no pensar, no agir e no conviver. Para que isto aconteça, estejais Vós entre nós. Seremos então, eternos enamorados. Amém.”

Foto: Internet

Fonte: portalangels.com

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Novena da Sagrada Família

Em meio as tragédias que andam acontecendo pelo mundo, devemos nos apegar em oração e clamar a misericórdia e a proteção de Deus.

Oremos pelas famílias!

- Oração para todos os dias
Sagrada família de Nazaré coloco-me em oração por todas as famílias e clamo que as famílias aqui na Terra tenham o discernimento necessário para fugir de todas as ciladas dos Herodes de hoje.
Como fizeste na gruta de Belém na fuga para o Egito.
Jesus, Maria e José, eu coloco como intenção especial o pai aqui na Terra, que Deus Pai do Céu, me concedeu como pai biológico:
(Diga o nome do seu pai)

Aos falecidos peço descanso eterno.
Aos vivos peço saúde, prosperidade e paz...

Senhor abençoai e santificai as famílias e de modo especial os casais.
Aperfeiçoai o amor dentro do matrimônio, fazei com que sempre lembrem o pacto nupcial e que possam a cada dia, no perdão, no diálogo e na fidelidade, reavivar o amor que os une.

Senhor, que o perdão seja abundante, que o amor seja constante e o diálogo seja ponte de um recomeço.
Afugentai da família os vícios, brigas, discórdias, desavenças, infidelidade e enfermidades.
Afastai para longe todos os ataques dos inimigos contra a família e de modo particular, peço por essas pessoas cujo nome agora apresento:
(Falar o nome de todas as pessoas)

Sagrada família de Nazaré, santificai e protegei a minha família.
Sagrada família de Nazaré, santificai e protegei a minha família.
Sagrada família de Nazaré, santificai e protegei a minha família.

De modo especial, dai descanso eterno aos pais falecidos.

E saúde, paz e prosperidade aos pais aqui na Terra. Amém.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Castidade: Deus quer e você consegue!

Há uma geração de jovens que buscam a santidade, e um dos grandes desafios dessa juventude é viver a castidade. Abaixo você confere alguns conselhos, divulgados no site da Canção Nova, para aqueles que almejam essa virtude

1. Santa Missa: a Celebração Eucarística é um grande encontro com Jesus, pois é Ele que se fez pão e nos traz vida em abundância. Sua constância produzirá diversos frutos, dentre eles, a fortaleza.

2. Oração: Seja pessoal, comunitária ou o santo terço, estar em contato com Deus nos permite aprofundar na amizade com Ele. Que amigo quer decepcionar o outro? Portanto, rezar nos permite ser livre para viver a vontade do Senhor.

3. Jejum: Jejuar, se bem praticado, por mais simples que seja, produz frutos como a disciplina e o autocontrole.

4. Ler a Palavra: É preciso buscar a leitura e a reflexão diária da Bíblia. Muitas vezes, estaremos como Jesus no deserto, onde o demônio tentará nos convencer de que devemos pecar contra a castidade. Mas é possível combatê-lo com o auxílio de Deus, por meio de Suas palavras.

5. Confissão: Os santos sempre se confessavam. Não seria bom fazer o mesmo? A confissão renova nossa amizade com o Senhor e traz paz e ânimo necessários para continuarmos a caminhada. Caiu? Peça a ajuda de Deus para se levantar!

6. Olhos fixos no Senhor: Diante das fragilidades, é necessário que sempre sejam evitados os pensamentos, as palavras e os olhares impuros. Se um ambiente, um site ou algum tipo de roupa não transmitir pureza, é melhor percorrer outro caminho.

7. Fuja do pecado: Muitas vezes o casal pensa que é capaz de suportar a tentação. Cuidado! O cristão deve compreender quais são os seus limites.

Foto: Internet

Jovens, que Deus os ilumine e apresente mais caminhos seguros para você alcançar a castidade. Lembre-se do que São Paulo disse ao jovem Timóteo: “Torna-te modelo para os fiéis no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade”.


Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Novena da exaltação da Santa Cruz

Por nós pertencermos à igreja da Cruz, devemos exaltá-la sempre.

Foto: Internet

Rezemos.

- Oração para todos os dias
Pelo sinal da santa cruz; livrai-nos Deus Nosso Senhor; dos nossos inimigos. 
Senhor Jesus por Tuas chagas fomos curados!
Por Tua cruz fomos libertados!

Jesus que em seu próprio corpo levou nossos pecados ao madeiro a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Tuas chagas fomos curados. (1Pe 2,24)

Ó Jesus, em cujos ombros foram abertas feridas por causa do peso da cruz, feridas causadas pelo madeiro e pelos nossos pecados,
Se a cruz pesar seja nosso Cirineu,
Se a cruz pesar e eu cair, ajuda-me a levantar,
Que a Tua cruz seja a minha salvação.

Ó Santa Cruz bendita onde a humanidade foi redimida e o Filho do homem teve suas mãos transpassadas e o seu peito aberto de onde jorrou água e sangue.
Ó Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo, mas que pelo Sangue Redentor tornou-se sinal de nossa salvação.
Jesus na Tua cruz eu coloco a minha cruz.

- Coloque sua intenção

Salve, ó cruz, doce esperança, concede aos réus remissão;
Dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão.
Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo perdão aos que na Cruz foram salvos, dai a celeste mansão.

Jesus dai-nos a graça de viver os frutos da Tua redenção. (3x)
Amém.


Fonte: padrereginaldomanzotti.org.br

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O comprometimento com o servir

Você, servo e serva de grupo de oração, já parou para pensar como anda o seu comprometimento com o servir?

Ser um servo exige muito mais do que simplesmente participar de ensaios, formações e momentos de intercessão, mas principalmente responsabilidade e amor pela obra, pois o servo é um escolhido e ungido pelo Senhor para que seja canal de graça na vida do outro.

Os servos da RCC, sejam eles adultos ou jovens, estão a serviço do Reino de Deus, independente da missão que cada um desenvolve.

É necessário ter responsabilidade e comprometimento. A palavra de São Paulo aos Efésios cap. 4 v.15.16 diz que: “Mas, pela prática sincera da caridade. cresçamos em todos os sentidos, naquele que é  a cabeça, Cristo. È por ele que todo o corpo  coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria efetua o crescimento visando à sua plena edificação na caridade”.

Ser um servo é estar a serviço do Reino e se comprometer com o chamado do Senhor, um compromisso que requer fidelidade.

Porém, na realização da missão temos algumas consequências conforme a  palavra de São Pedro, na I carta,cap. 2, 18-24: “Incompreensões, tribulações perseguições , rejeições , desilusão” e em II Cor 4, 8.9  e II Cor 11,23-28: “situações que nos levam ao desânimo e enfraquecimento do ministério”.

Somos da RCC e como servos devemos viver a nossa identidade. Ser servo é  ser discípulo de  Jesus, como ele  nos chamou e nos formou. A ideia de servir a Deus nos faz sentir nobres, mas a de  servir às pessoas nos faz sentir humilhados.


Fonte: RCC Brasil

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Finados: oração em favor dos que partiram

No dia de hoje celebramos a passagem para a vida eterna das pessoas queridas que já faleceram.

            Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Rezemos por todos os falecidos:

Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nomes dos entes queridos que faleceram), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que eles, tendo passado pela morte, participem do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que as almas nada sofram, e Vos digneis ressuscitá-los com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhes os pecados para que alcancem junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(Rezar Pai-Nosso e Ave-Maria)

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Amém


Fonte: catequisar.com.br