quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Juventude católica de Votorantim se prepara para o Retiro de Carnaval 2016

As inscrições podem ser feitas nos grupos de oração da cidade

Com o objetivo de proporcionar um carnaval diferente à juventude de Votorantim, cheio de alegria, amor e amizade, o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da cidade realiza entre os dias 6 e 9 de fevereiro, a partir das 7h30, o 25º Retiro de Carnaval na casa de Retiro Divino Mestre, no bairro Santa Helena.

Com o tema “Vê a alegria que te vem de Deus”, o evento contará com missa todos os dias, música, teatro, dança, confissões, shows, adoração e momentos de oração. A expectativa é que 2 mil pessoas participem do Retiro, que é realizado para todos os jovens da cidade, seja para quem já frequenta a igreja católica e os grupos de oração, ou para aqueles que querem experimentar algo novo no Carnaval.

Para participar é necessário preencher uma ficha de inscrição nos grupos de oração jovem de Votorantim, localizados nas paróquias e comunidades da cidade, e pagar uma taxa de R$35, que inclui todas as refeições. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15)99794-8492 / 99783-1615 ou pela fanpage oficial do evento: Retiro de Carnaval Votorantim 2016.




segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Oração pelas almas do purgatório

Esta oração concede uma indulgência aplicável de três anos às almas do Purgatório se for rezada diariamente durante um mês inteiro.

Oremos pelas almas que padecem no purgatório!

Lembrai-Vos, ó puríssima Virgem Maria,
de que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, pedisse o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso dos meus pecados, e me prostro a vossos pés.

Não desprezeis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amém.

- Refugium peccatorum, Ora pro nobis - Ave Maria
- Consolatrix afflictorum, Ora pro nobis  - Ave Maria
- Auxilium Christianorum, Ora pro nobis - Ave Maria


Fonte: www.padrepio.catholicwebservices.com

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Para refletir! (palavras de Papa Francisco)

O Papa Francisco fez essa semana uma homilia que fez muita gente parar para refletir. Olha só que linda!

"Você pode ter defeitos, ser ansioso, e viver alguma vez irritado, mas não esqueça que a sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode impedir que vá em declínio. Muitos lhe apreciam, lhe admiram e o amam. Gostaria que lembrasse que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, trabalho sem cansaço, relações sem decepções. Ser feliz é achar a força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor na discórdia. Ser feliz não é só apreciar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza. Não é só celebrar os sucessos, mas aprender lições dos fracassos. Não é só sentir-se feliz com os aplausos, mas ser feliz no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões, períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar para dentro de si mesmo. Ser feliz é parar de sentir-se vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas conseguir achar um oásis no fundo da nossa alma. É agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida. Ser feliz, não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si. É ter coragem de ouvir um "não". É sentir-se seguro ao receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, mimar os pais, viver momentos poéticos com os amigos, mesmo quando nos magoam. Ser feliz é deixar viver a criatura que vive em cada um de nós, livre, alegre e simples. É ter maturidade para poder dizer: "errei". É ter a coragem de dizer:"perdão". É ter a sensibilidade para dizer: "eu preciso de você". É ter a capacidade de dizer: "te amo". Que a tua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz... Que nas suas primaveras seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amante da sabedoria. E que quando errar, recomece tudo do início. Pois somente assim será apaixonado pela vida. Descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Utilizar as perdas para treinar a paciência. Usar os erros para esculpir a serenidade. Utilizar a dor para lapidar o prazer. Utilizar os obstáculos para abrir janelas de inteligência. Nunca desista....Nunca renuncie às pessoas que lhes ama. Nunca renuncie à felicidade, pois a vida é um espetáculo incrível".

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Oração a São José

Olá amados, tudo bem?

Que nessa semana possamos recorrer a intercessão de São José, esposo casto de Maria, que sempre esteve ao lado de Jesus.

Oremos!

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que vos uniu à Virgem imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com o Seu Sangue e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da Sagrada Família a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício.
Assiste-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas. E assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a santa Igreja de Deus das ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados por vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e alcançar no céu a eterna bem-aventurança.

Amém.

Foto: Google
Fonte: padrepio.catholicwebservices.com

sábado, 16 de janeiro de 2016

Carnaval 2016: vamos testemunhar a verdadeira alegria!

Neste ano, você que vai participar de algum encontro ou Retiro de Carnaval tem a missão de convidar aqueles amigos que ainda não conhecem o amor de Deus a viver essa experiência maravilhosa.

Em diversas localidades do país é possível encontrar muitas iniciativas de retiros promovidas pela Renovação Carismática Católica no Carnaval. Estes eventos têm a missão de mostrar que há alegria em seguir a Jesus, proporcionando aos participantes uma nova e profunda experiência do Batismo no Espírito Santo.

No entanto, mesmo estes eventos serem tradicionais, existem muitas pessoas que ainda não conhecem essa realidade. Por isso, queremos realizar uma grande mobilização testemunhal nas redes sociais.

Para participar é muito simples. Ao publicar fotos e vídeos, basta utilizar na descrição a hashtag: #RDCVotorantim16. Assim, estarão identificados todos aqueles que estão vivendo o retiro em plena alegria. Seja selfie, foto do grupo todo, vídeos ou testemunhos, registre esses momentos de alegria e festa e publique.

Vamos propagar o amor de Deus na internet!


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Novena das nove primeiras sextas feiras

Esta grande promessa trata-se apenas de uma das "12 Promessas" de Jesus aos devotos de Seu Sagrado Coração: "Eu prometo, na excessiva misericórdia do meu Coração, que meu amor todo-poderoso concederá a todos aqueles que comungarem, em nove primeiras sextas-feiras do mês seguidas, a graça da penitência final, que não morrerão na minha desgraça, nem sem receberem seus sacramentos e que o meu divino Coração será o seu asilo seguro no último momento."

Para merecer a graça da Grande Promessa, é necessário:

1. Receber a Santa Comunhão na primeira sexta-feira de cada mês, por nove meses seguidos.

2. Para comungar é indispensável estar na graça de Deus.

3. Quem tiver pecado grave, deve se confessar antes de comungar.

A consagração do dia da primeira sexta-feira de cada mês deve ser preparada, de véspera, pelo piedoso exercício da "Hora Santa", prática revelada por Jesus a Santa Margarida Maria: "E para me acompanharem na humilde oração que eu apresentei a meu Pai, no meio de todas as minhas angústias, todas as quintas-feiras levantar-te-ás, entre as onze horas e a meia noite, para comigo te prostrares durante uma hora, com o rosto em terra, assim para aplacar a ira divina, pedindo misericórdia para com os pecadores, como para adoçar, de alguma maneira, a amargura que eu sentia com o desamparo em que me deixavam meus apóstolos, o qual me obrigou a lançar-lhes em rosto o não terem podido velar uma hora comigo”

- Darei a eles as graças necessárias ao seu estado.
- Levarei socorro às famílias que se encontram em dificuldades e instaurarei a paz nas famílias divididas.
- Os consolarei nas suas aflições.
- Serei seu seguro refúgio em vida e especialmente na hora da morte.
- Espalharei abundantes bençãos sobre todas as suas obras.
- Os pecadores encontrarão no Meu Coração a fonte e o oceano da Misericórdia.
- As almas mornas se tornarão fervorosas.
- As almas fervorosas alcançarão em breve grande perfeição.
- Abençoarei os lugares onde a imagem do meu Sagrado Coração for exposta e honrada.
- A todos aqueles que trabalharem pela salvação das almas darei o dom de comover os corações mais endurecidos.
- O nome daqueles que propagarem a devoção ao Meu Sagrado Coração será escrito no Meu Coração e não será nunca esquecido.
- Eu te prometo, no excesso da Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Onipotente concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira do mês, por nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Esses não morrerão em minha desgraça, nem sem receber os Sacramentos, e o Meu Coração será o seu abrigo seguro naquela hora extrema.

Fonte: padrepio.catholicwebservices.com

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Padrinhos: pais segundo Deus

Os padrinhos têm grave dever de educar seus afilhados segundo a verdade de Cristo. O papel deles, na formação dos cristãos, é mais antigo do que se imagina, pois tradição remonta ao século quarto, quando a Igreja tinha de enfrentar as perseguições romanas e as heresias pagãs.

Aos padrinhos cabia o dever de instruir os catecúmenos na fé católica, preservando-os dos erros que rondavam a comunidade. No caso das crianças, além de professarem a fé em nome delas, recebiam a responsabilidade de educá-las conforme a doutrina dos santos apóstolos.

O decreto Ad Gentes, do Concílio Vaticano II, procurou enfatizar esse significado do apadrinhamento, recordando que a iniciação cristã no catecumenato não é obra apenas dos sacerdotes ou dos catequistas, mas sim de toda comunidade, dos fiéis e especialmente dos padrinhos, de forma que desde o começo os catecúmenos sintam que pertencem ao Povo de Deus.

Foto: Google

Segundo Pio XII, os padrinhos e madrinhas ocupam um posto honorífico, embora muitas vezes humilde, na sociedade cristã, e podem muito bem sob a inspiração e com o favor de Deus subir aos vértices da santidade.

As palavras do venerável Papa são um verdadeiro alento, além de um sutil, porém necessário, puxão de orelha. Os padrinhos são chamados à santidade de vida. Uma criança não é capaz de um ato livre de fé: ainda não a pode confessar sozinha e, por isso mesmo, é confessada pelos seus pais e pelos padrinhos em nome dela.

O Código do Direito Canônico dispõe algumas normas para que se escolha o padrinho do batizando: em primeiro lugar exige-se que seja católico e leve uma vida de fé. Outra regra é que não esteja abrangido por nenhuma pena canônica legitimamente aplicada ou declarada.

Os padrinhos são muito mais que uma posição social: são pais segundo Deus, pois no batismo morre o "homem velho" e nasce o "homem novo". E como verdadeiros pais, têm o grave dever de transformar seus filhos em soldados de Cristo, educando-os na escola de santidade dos grandes santos da Igreja.


Fonte: padrepauloricardo.org

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Oração pelas missões

Oremos por todos os nossos irmãos missionários que possuem o carisma de anunciar Jesus em todos os lugares.

Senhor Jesus, Bom Pastor e Irmão nosso, viestes habitar no meio de nós, para ser caminho de vida e esperança para todos nós.
Renovai em todos os cristãos do "Continente da esperança missionária", a disponibilidade para seguir-vos e encontrar-vos nas diferentes culturas, conforme o convite: vinde, vede e anunciai!
Derramai sobre as comunidades eclesiais os dons do vosso Espírito para que surjam muitas vocações missionárias.
Tomai fortes na fé os que anunciam o Evangelho a todos os povos.
E assim, as nações, raças e línguas, reunidas em Jesus Cristo, formem um só povo para o vosso louvor.
Amém!

Fonte: igrejadoporto.blogspot.com.br