quarta-feira, 29 de março de 2017

Faltam 100 dias para a Festa do Jubileu de Ouro da RCC

Os Grupos de Oração de todo o Brasil se preparam para a grande Festa do Jubileu de Ouro da RCC, que será celebrada de 28 de junho a 2 de julho de 2017. O Evento vai acontecer em Cachoeira Paulista (SP) e em Aparecida (SP), ou seja: um evento, dois lugares.

Entre as atividades, estão sendo preparadas pregações, adorações ao Santíssimo Sacramento, procissão luminosas, shows, Santas Missas e, claro, muito louvor e oração, momentos característicos das reuniões de carismáticos em todo o mundo.

Na quarta, quinta, sexta-feira e metade de sábado, as atividades acontecem na Canção Nova, em Cachoeira Paulista. Parte de sábado e domingo, a família carismática de todo o Brasil estará reunida em romaria no Santuário Nacional de Aparecida, celebrando os 50 anos de atuação da RCC no mundo e os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. Será uma grande Festa! Um evento histórico que vai marcar a vida de todos os presentes.

Na Festa do Jubileu de Ouro, serão meditados temas importantes da nossa espiritualidade como o Espírito Santo e a Virgem Maria, mas, principalmente, o evento vai oferecer uma oportunidade de refletir sobre a atuação da RCC nesses e nos próximos anos, e fazer memória de tudo o que Deus realizou no Brasil através desse “novo pentecostes”, desde a experiência de Duquesne até os dias atuais.

Serão homenageadas pessoas que construíram essa história, mas, sobretudo, a Festa do Jubileu de Ouro será um grande momento de ação de graças, louvor e adoração ao Senhor, que foi o autor de toda essa trajetória.

Inscrições
A inscrição garante a participação no evento nas atividades na Canção Nova e no Santuário Nacional. Além disso, a inscrição garante para cada participante um kit que está sendo elaborado pela organização do evento. Já hospedagem, alimentação, transporte até o local e durante as atividades são de responsabilidade de cada participante.

Crianças menores de 12 anos não pagam a inscrição, mas receberão credencial de participante e, por isso, devem apresentar documento de identificação no local do evento. Neste evento não acontecerá nenhuma atividade de evangelização de crianças, do tipo “congressinho”, devido ao local não possuir um ambiente adequado e seguro para a realização deste evento. Portanto, os pais que levarem crianças, devem se preparar para essa situação.

As pessoas que colaboram fielmente com os projetos institucionais da RCCBRASIL (Nossa Vida em Missão e Semeando a Vida no Espírito), recebem desconto de 10% na inscrição, que é dado automaticamente pelo sistema no momento do registro.

As vagas são limitadas! Por isso, faça já a sua!


Presenças confirmadas
Entre os pregadores, sacerdotes, bispos e pioneiros do Movimento confirmados no evento estão:
- Patti Mansfield - uma das pioneiras da RCC no mundo que esteve presente no Retiro de Duquesne, em 1967.
- Michelle Moran - presidente do ICCRS (Serviços da RCC Internacional).
- Pe. Diego Jaramillo, CJM - colombiano e um dos pioneiros da RCC na América Latina.
- Sheny de Góngora - presidente do CONCCLAT (Conselho Latino Americano da RCC).
- Dom Alberto Taveira - assessor eclesiástico da RCC do Brasil.
- Monsenhor Jonas Abib  - um dos pioneiros da RCC no Brasil e fundador da Comunidade Canção Nova.
- Katia Roldi Zavaris - presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL.
- Membros e Fundadores das Novas Comunidades.
- Membros do Conselho Nacional da RCC do Brasil.

Editora RCCBRASIL
Durante os dias do evento na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), serão vendidos os produtos da RCCBRASIL.  Haverá uma estrutura montada para a Loja da RCCBRASIL, com livros, apostilas, vestuários, etc, inclusive a Cruz da Renovação será vendida dentro da Chácara de Santa Cruz (Canção Nova).

Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 27 de março de 2017

Oração de Santo Agostinho

A morte não é nada. Apenas passei ao outro mundo.

Eu sou eu,Tu és tu. O que fomos um para o outro ainda somos, dá-me o nome que sempre me deste. Fala-me como sempre me falaste. Não mudes o tom a um triste ou solene. Continua rindo com aquilo que nos fazia rir junto.

Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo. Que meu nome se pronuncie em casa, como sempre se pronunciou. Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.

A vida continua significando o que significou. Continua sendo o que era, o cordão da união não se quebrou. Por que eu estaria fora dos teus pensamentos, apenas porque estou fora da tua vista? Não estou longe, somente estou do outro lado do caminho.

Já verás, tudo está bem. Redescobrirás meu coração, e nele redescobrirás a ternura mais pura. Seca tuas lágrimas e, se me amas, não chores mais.

domingo, 26 de março de 2017

Campanha da Fraternidade: fazer a diferença na vida das pessoas

Já são mais de 50 anos de Campanha da Fraternidade no Brasil e pode ser que você ainda não saiba para que ela existe, seus objetivos, suas finalidades. Conheça os motivos que nos levam a aprender hinos novos e acolher o espírito quaresmal de uma forma toda especial e, digamos, “brasileira”.

Este ano, o cerne da reflexão da CF é o cuidado com a criação divina. Motivados por uma série de apontamentos feitos pelo Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, sobre o meio ambiente como nossa “casa comum”, o povo de Deus no Brasil é convidado a olhar para as particularidades do nosso ecossistema, acolhê-lo como um dom e cuidar como parte de algo muito maior.

O objetivo da Campanha de 2017, de acordo com o Texto Base, é: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.

Foto: Internet

Como tudo começou
No início da década de 1960, três padres da Cáritas Brasileira idealizaram um fundo para realizar, como Igreja, atividades assistenciais. O embrião da Campanha que temos hoje foi realizado, pela primeira vez, na Quaresma de 1962 na Arquidiocese de Natal/RN. Cresceu aos poucos e ganhou o apoio de organismos nacionais e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Dentro desse contexto histórico, acontecia também o Concílio Vaticano II, que lançava a Igreja a uma experiência missionária intensa e trazia o protagonismo do leigo como uma resposta para as realidades contemporâneas.

Por que a CF acontece durante a Quaresma?
No tempo da Quaresma, somos chamados a crescer na oração, jejum e esmola. A vivência destes elementos é fundamental para a preparação de cada fiel na expectativa da Páscoa do Senhor e, evidentemente, seu retorno definitivo.

A Campanha da Fraternidade começa na quarta-feira de cinzas, junto com a Quaresma. Ela acontece neste precioso tempo justamente para favorecer a boa preparação de cada um, sob a vivência do tripé citado acima: oração, esmola e jejum.

A cada ano, a CF traz em seus objetivos, reflexões sobre situações vulneráveis e necessitadas de atenção, uma atitude diante das questões apresentadas.

O gesto concreto da CF
Além de reforçar compromissos, propor o conhecimento e o aprofundamento das realidades em que a população está inserida – sobretudo no que tange a questão da preservação dos biomas –, a ação da Igreja atua para além de reflexões teóricas. Como gesto concreto, propõe-se uma coleta para o financiamento de projetos que atuem diretamente nos objetivos da campanha.
Esta coleta é destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e visa promover a fraternidade entre as diversas regiões no intuito de erradicar a vulnerabilidade e risco. Todo o processo acontece por meio de edital que acolhe sugestões de projetos de todo o país.

O FNS é composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos. Os outros 60% da coleta permanecem em suas dioceses de origem e compõem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS).

Fonte: CNBB

segunda-feira, 20 de março de 2017

Oração a São João Paulo II

Ó São João Paulo, da janela do céu, dá-nos a tua benção!

Abençoa a Igreja, que tu amaste, serviste e guiaste, incentivando-a a caminhar corajosamente pelos caminhos do mundo, para levar Jesus a todos e todos a Jesus!

Abençoa os jovens, que também foram tua grande paixão.

Ajuda-os a voltar a sonhar, voltar a dirigir o olhar ao alto para encontrar a luz que ilumina os caminhos da vida na terra.

Abençoa as famílias, abençoa cada família!

Tu percebeste a ação de Satanás contra esta preciosa e indispensável faísca do céu que Deus acendeu sobre a terra.

São João Paulo, com a tua intercessão, portege as famílias e cada vida que nasce dentro da família.

Roga pelo mundo inteiro, ainda marcado por tensões, guerras e injustiças.

Tu te opuseste à guerra, invocando o diálogo e semeando o amor; roga por nós, para que sejamos incansáveis semeadores de paz.

Ó São João Paulo, da janela do céu, onde te vemos junto a Maria, faz descer sobre todos nós a benção de Deus e por tua intercessão, concede-nos a graça que imploramos (...fazer o pedido...). Amém!


Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...

Foto: Internet

sábado, 18 de março de 2017

Retiro de Experiência de Oração: encontro pessoal com Deus!

Depois do Retiro de Carnaval é normal que os jovens continuem no fogo, sedentos para viver cada dia mais esse amor “louco” de Jesus. E para dar continuidade nesse processo, o Retiro de Experiência de Oração tem a missão de proporcionar um encontro pessoal e impactante com Deus.

Foto: Internet

 O carisma desse retiro é que todos experimentem a graça do Senhor através do batismo no Espírito Santo.

Mas o que é uma Experiência de Oração?
Se trata de uma experiência pessoal com Deus através de diversas formas de oração e pregação, sob total ação do Espírito Santo, ou seja, um período de profunda oração.

Para viver todo esse querigma, os temas das pregações geralmente são:
- Santíssima Trindade
- O amor de Deus e a Salvação em Jesus Cristo
- Pentecostes
- Batismo no Espírito santo
- Frutos do Espírito Santo
- Dons infusos, Hierárquicos ou de Santificação
- Dons Carismáticos
- Vida Nova

Já para um seminário de Vida no Espírito Santo os temas são:
- O Semeador
- O amor de Deus
- O Pecado
- Jesus Salvador
- Fé e Conversão
- Senhorio de Jesus
- Cura Interior
- Batismo no Espírito Santo
- Vida em comunidade e amor entre os irmãos

Em Votorantim, o Retiro de Experiência de Oração acontece nos dias 25 e 26 de março na casa de retiro Divino Mestre, localizada na rua Amazonas, s/n, bairro Santa Helena. As inscrições custam apenas R$15 e podem ser feitas nos grupos de oração jovem da cidade. Não perca, e experimente esse amor infinito de Deus por você!

segunda-feira, 13 de março de 2017

Oração pedindo graças pela intercessão da Santa Irmã Faustina

Ó Jesus, que fizestes de Santa Faustina uma grande devota da Vossa imensurável
Foto: Internet
misericórdia, dignai-vos, por intermédio dela, caso isso esteja de acordo com a Vossa santíssima vontade, conceder-me a graça (fazer pedido), que Vos peço. 

Eu, pecador, não sou digno da Vossa misericórdia, mas olhai para o espírito de sacrifício e devotamento da Irmã Faustina  e recompensai a sua virtude atendendo aos pedidos que por sua intercessão com confiança Vos apresento.

Pai nosso..., Ave Maria..., Glória ao Pai...

Santa Faustina, orai por nós! 

Fonte: www.jesus-misericordioso.com

segunda-feira, 6 de março de 2017

Oração para a Quaresma

Pai nosso,  que estais no Céu,  durante esta época  de arrependimento,  tende misericórdia de nós.

Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, transformai o nosso egoísmo em generosidade.

Abri nossos corações à vossa Palavra, curai as nossas feridas do pecado, ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. 

Que transformemos a escuridão e a dor em vida e alegria.

Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Dicas para viver bem a Quaresma

O centro de nossa fé cristã está no mistério pascal: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Foto: Internet

Para vivenciarmos, de forma mais concreta e plena essa realidade, nossa mãe Igreja nos oferece um tempo privilegiado de preparação: a Quaresma.

A partir de hoje, quarta­-feira de Cinzas, somos convocados pela Igreja a percorrer um caminho em direção ao conhecimento mais profundo da Pessoa de Jesus.

Neste tempo quaresmal, temos a oportunidade de avançar em uma intimidade maior com o Senhor. Digo avançarmos, porque, a cada ano, a Igreja não nos propõe um repetitivo exercício espiritual que nos permita dizer: “De novo estamos na Quaresma”, como, se neste ano, nós fôssemos vivê-la da mesma forma que a vivemos nos outros anos. Não! Definitivamente estamos diante de uma nova oportunidade de, conhecendo mais a Pessoa de Cristo, nos esforçarmos de maneira decidida para correspondermos a Seu infinito amor por nós, que chegou a ponto de se entregar por nós em uma cruz.

A Igreja nos propõe o jejum como uma das inúmeras formas de vivenciarmos bem este tempo de crescimento e conversão. Contudo, essa prática espiritual em nada pode ser comparado ao regime alimentar ou a um tempo em que passamos fome. Explico, de forma bem simples, o que é o jejum e as várias maneiras possíveis de fazê-­lo em um pequeno livrinho de minha autoria: “Práticas de Jejum”, da Editora Canção Nova. Essa prática nos ajuda a crescer em disciplina e nos dispõe à vivência da oração.

A correspondência ao amor de Jesus Cristo nos compromete com Ele e também com os irmãos. Dessa forma, este tempo de conversão nos convida a percorrer um caminho de crescimento individual e espiritual, lado a lado com um caminho de crescimento fraterno e social. Uma Quaresma bem vivida toca nessas duas realidades e as transforma e sempre nos conduz à conformação com a vida de Jesus Cristo.

Por fim, o objetivo maior que almejamos alcançar neste período quaresmal não é outro senão uma vida mais santa. Convido vocês, meus irmãos e minhas irmãs e companheiros de missão, a se esforçarem para não ser desclassificados nessa caminhada rumo à santidade. Nossa caminhada se inicia com a Quaresma, nosso percurso é a própria vida de Jesus Cristo e nossa meta final é o céu.

Queremos, neste mês, com nossa evangelização, alcançar o máximo número de pessoas para que ninguém fique desclassificado no meio do caminho. Conto com sua ajuda, orações e esforço pessoal. Juntos vamos nos preparar para celebrar bem o mistério da Ressurreição do Senhor, que coroa este tempo forte de oração.
“Concedei­-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa” (Oração do dia do primeiro domingo da Quaresma).

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova