terça-feira, 21 de outubro de 2014

Misericórdia: um dom gratuito

A igreja nos indica itens importantes para se ter uma vida mais cristã. Segundo o Evangelho, um dos itens mais essenciais do cristão é a misericórdia. “Sede misericordioso como o vosso Pai é misericordioso”.

O Papa Francisco em uma de suas audiências gerais realizada nesse semestre, questionou se pode existir um cristão que não seja misericordioso e, ele mesmo respondeu que não, pois a misericórdia é fruto do Evangelho.

A Igreja nos ensina que não basta somente amar quem nos ama ou quem nos faz bem, mas é necessário amar quem tem fome e sede, os enfermos, os presos e os abandonados. Mas os ensinamentos da Igreja não são baseados em teorias, mas sim na prática tomando como exemplo os santos e as santas que serviram Jesus através do amor ao próximo.

Papa Francisco, baseado nesse tema, disse aos fiéis que não deve-se dar o que sobra, mas sim o que se tem.

Contudo, não basta fazer o bem para quem nos faz o bem, pois para mudar o mundo para melhor é necessário amar aquele que não é capaz de retribuir o amor. O Papa Francisco diz que a redenção é gratuita, pois assim como Jesus fez, devemos fazer o bem gratuitamente.


Conforme concluiu o Papa Francisco: “As obras de misericórdia são essenciais para a nossa vida cristã. Olhai ao vosso redor, há sempre alguém que precisa de uma mão estendida, de um sorriso, de um gesto de amor. Quando somos generosos, nunca nos faltam as bênçãos de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário