sábado, 14 de março de 2015

Santo André: um dos apóstolos de Jesus


Imagina tamanha honra em ver Jesus pessoalmente e participar com Ele de diversos momentos, e, além disso, ser Seu discípulo? Santo André teve todas essas oportunidades, veja só essa linda história:

Entre os 12 apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser Seu discípulo e, na lista dos apóstolos está entre os quatro primeiros. Morava na cidade de Cafarnaum, era pescador da Galileia e também discípulo de João Batista, filho de Jonas de Betsaida e irmão de Simão-Pedro.

Certo dia, foi levado por João Batista, juntamente com João Evangelista, à Jericó para conhecer Jesus. O visionário, ao ver André disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo". Com isso, ele começou a segui-lo.

            André ficou maravilhado de conhecer Jesus e levou seu irmão Simão-Pedro para vê-lo também, e disse lhe: "Encontramos o Messias". Após esse fato, ele se tornou o primeiro dos apóstolos a recrutar novos discípulos para o Senhor.

Ele teve a honra de participar da vida pública de Jesus. Esteve presente na última ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Além disso, ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo.

            Alguns historiadores dizem que André saiu em missão para evangelizar o povo de Jerusalém, Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e da Grécia.

Na Grécia, ele formou um grande rebanho e fundou a comunidade cristã de Patras, na Acaia, que foi um dos modelos da Igreja dos primeiros tempos. Foi lá também, que acabou sendo martirizado por Egéas, governador e juiz romano local.

            André foi morto, pois ousou em não obedecer a autoridade do governador, desafiando-o a reconhecer Jesus como um juiz acima  dele e que os deuses pagãos não passavam de demônios. Egéas não hesitou e condenou-o à crucificação. Mas para espanto dos carrascos, ele aceitou com alegria a sentença, afirmando que, se temesse o martírio, não estaria "pregando a grandeza da cruz, onde morreu Jesus".

            Sob o império de Nero, já condenado à morte, ele despojou-se de suas vestes e seus bens e os doou para os algozes.

Por dois dias ficou pregado numa cruz em formato de "X". Diz a tradição que, um pouco antes de André morrer, no dia 30 de novembro data na qual sua festa é celebrada, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o.

            No ano de 357, o imperador Constantino levou da cidade de Patos para Constantinopla, as relíquias mortais de Santo André Apóstolo. Elas foram levadas para Roma, onde permanecem até hoje, na Catedral de Amalfi. O santo ficou conhecido como padroeiro da Rússia e da Escócia.


“Santo André, rogai por nós!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário