quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Tema para RCC em 2016 já está definido

O Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil discerniu o tema que direcionará os trabalhos do movimento em 2016. A decisão foi feita durante uma reunião na cidade de Goiânia (GO), com a presença de todos os 27 presidentes dos conselhos estaduais da RCC.

O tema escolhido para o próximo ano é “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36). Esta temática ainda será trabalhado em conjunto com a moção dada pela RCC internacional para o ano de 2016 em preparação para o Jubileu de Ouro da RCC, que será celebrado em 2017. O tema internacional é Espalhando a Chama e tem como foco o serviço e a missão.

O conselho nacional também discerniu os temas para serem trabalhados nos encontros de Carnaval, Pentecostes e nos Cenáculos com Maria.

Confira as temáticas:

 Tema do ano:
“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36)

 Tema do carnaval:
“Vê a alegria que te vem de Deus” (Br 4,36b)

 Tema de pentecostes:
“Arrependei-vos e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,38)

 Tema do cenáculo com Maria:
“Sua Misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50a)

Em breve, o site da RCC Brasil irá disponibilizar em breve a arte para download.

Fonte: RCC Brasil

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Oração de preparação para uma boa confissão

Olá povo de Deus, tudo bem? A paz de Jesus!

Já postamos aqui no blog sobre o exame de consciência que deve ser feito antes de se confessar. E para complementar essa preparação, confira abaixo uma oração para ajudar na realização de uma boa confissão.

“Meu Deus, por causa dos meus pecados crucifiquei de novo o Vosso Divino Filho e escarneci dEle. Por isto sou merecedor da Vossa cólera e expus-me ao fogo do Inferno. E como fui ingrato para convosco, meu Pai do Céu, que me criastes do nada, me redimistes pelo preciosíssimo sangue do Vosso Filho e me santificastes pelos Vossos santos Sacramentos e pelo Espírito Santo! Mas Vós poupastes-me pela Vossa misericórdia, para que eu pudesse fazer esta confissão. Recebei-me, pois, como Vosso filho pródigo e dai-me a graça de uma boa confissão, para que possa recomeçar a amar-Vos de todo o meu coração e de toda a minha alma, e para que possa, a partir de agora, cumprir os Vossos Mandamentos e sofrer com paciência os castigos temporais que possam cair sobre mim. Espero, pela Vossa bondade e poder, obter a vida eterna no Paraíso. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém”

Ato de Contrição
“Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém.”

Lembre-se: confesse os seus pecados com arrependimento verdadeiro, tendo uma resolução firme de não tornar a pecar e de evitar situações que levem ao pecado. Peça ao seu confessor que o ajude a superar alguma dificuldade que tenha em fazer uma boa confissão. Cumpra prontamente a sua penitência.


Fonte: Católico Orante

sábado, 26 de setembro de 2015

São Dimas: padroeiro dos pecadores arrependidos

Cada vez mais que conhecemos as histórias dos santos, mais nos apaixonamos pela Igreja Católica.

Nesse mês apresentamos a vocês a história de São Dimas.

Foto: Internet

O Evangelho fala pouco deste santo, porém o que se sabe através da tradição é que ele foi conhecido como Dimas, o Bom Ladrão e Simas, o mau ladrão.

Dimas é um santo muito privilegiado, que mereceu a honra de ser canonizado em vida por Jesus Cristo, na hora solene de nossa Redenção.

Segundo a tradição, Dimas era egípcio. Ele e Simas eram bandidos nos desertos de passagem para o Egito, local em que a Sagrada Família, que fugia da perseguição do rei Herodes, foi assaltada por dois ladrões e um deles, que era Dimas, a protegeu.

Naquela época os bandidos tinha o costume de nunca roubar e nem matar crianças, velhos e mulheres. Todavia, ele deu abrigo ao Menino Jesus protegendo Maria e José.

Dimas foi um bandido muito perigoso da Palestina. E isso, realmente pode ser afirmado pelo suplício da cruz. Essa condenação horrível era reservada somente aos grandes criminosos e aos escravos.

O Martirológio Romano diz apenas que no dia 25 de Março "Em Jerusalém comemoração do Bom Ladrão que na cruz professou a fé de Jesus Cristo". E no mundo todo São Dimas passou a ser festejado neste dia.

O Bom Ladrão ou São Dimas passou a ser popularmente considerado o "Padroeiro dos pecadores arrependidos da hora derradeira, dos agonizantes, da boa morte". Morreu sacramentado pela absolvição do próprio Cristo, e por Ele conduzido ao Paraíso.

São Dimas, rogai por nós!
Fonte: Paulinas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Oração pelas vocações

Olá, a paz de Jesus irmãos e irmãs!

Que possamos rezar por todas as vocações para que cada vez mais possam nascer novos vocacionados para o rebanho de Deus.

Senhor da messe e Pastor do rebanho, faze ressoar em nossos ouvidos Teu forte e suave convite; “Vem e segue-me!”;

Derrama sobre nós Teu Espírito;

Que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir Tua voz.

Senhor, que a messe não se perca por falta de operários.

Desperta nossas comunidades para a missão.

Ensina nossa vida a ser serviço.

Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.

Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores.

Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas.

Desperta os nossos jovens para o ministério pastoral em Tua Igreja.

Senhor da messe e Pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do Teu povo.

Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “sim”.

Amém.

Foto: Internet


Oração retirada do livro: “Orações de todos os tempos da Igreja”

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Santidade: um dom oferecido a todos

O Papa Francisco leu em uma de suas audiências gerais na Praça São Pedro uma carta que fala sobre o dom da santidade. Confira!

Foto: Internet

Queridos irmãos e irmãs,

Um grande dom do Concílio Vaticano II foi aquele de ter recuperado uma visão de Igreja fundada na comunhão e de ter interpretado também o princípio da autoridade e da hierarquia em tal perspectiva. Isto nos ajudou a entender melhor que todos os cristãos, enquanto batizados, têm igual dignidade diante do Senhor e têm em comum a mesma vocação, que é aquela à santidade (cfr Cost. Lumen gentium, 39-42). Agora nos perguntamos: em que consiste essa vocação universal a ser santos? E como podemos realizá-la?

1. Antes de tudo devemos ter bem presente que a santidade não é algo que nós procuramos, que obtemos com as nossas qualidades e as nossas capacidades. A santidade é um dom, é o dom que nos dá o Senhor Jesus, quando nos toma consigo e nos reveste de si mesmo, torna-nos como Ele. Na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo afirma que “Cristo amou a Igreja e deu a si mesmo por ela, para torná-la santa” (Ef 5, 25-26). Bem, realmente a santidade é a face mais bela da Igreja, a face mais bela: é nos recobrir em comunhão com Deus, na plenitude da sua vida e do seu amor. Entende-se, então, que a santidade não é uma prerrogativa somente de alguns: a santidade é um dom que é oferecido a todos, ninguém é excluído, pelo qual constitui o caráter distintivo de cada cristão.

2. Tudo isso nos faz compreender que, para ser santos, não é preciso necessariamente ser bispo, padre ou religioso: não, todos somos chamados a nos tornar santos! Tantas vezes, depois, somos tentados a pensar que a santidade seja reservada somente àqueles que têm a possibilidade de destacar-se dos assuntos ordinários, por dedicar-se exclusivamente à oração. Mas não é assim! Alguns pensam que a santidade é fechar os olhos e fazer cara de imagem. Não! Não é isto a santidade! A santidade é algo maior, mais profundo que Deus nos dá. Antes, é justamente vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho cristão nas ocupações de cada dia que somos chamados a nos tornar santos. E cada um nas condições e no estado de vida em que se encontra. Mas você é consagrado, é consagrada? Seja santo vivendo com alegria a tua doação e o teu ministério. É casado? Seja santo amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. É um batizado não-casado? Seja santo cumprindo com honestidade e competência o seu trabalho e oferecendo tempo ao serviço aos irmãos. “Mas, padre, eu trabalho em uma fábrica; eu trabalho como contador, sempre com os números, ali não se pode ser santo…” – “Sim, pode! Ali onde você trabalha você pode se tornar santo. Deus te dá a graça de se tornar santo. Deus se comunica a você”. Sempre em cada lugar é possível tornar-se santo, isso é, pode-se abrir a esta graça que nos trabalha por dentro e nos leva à santidade. Você é pai ou avô? Seja santo ensinando com paixão aos filhos ou aos netos a conhecer e a seguir Jesus. E é preciso tanta paciência para isto, para ser um bom pai, um bom avô, uma boa mãe, uma boa avó, é preciso tanta paciência e nesta paciência vem a santidade: exercitando a paciência. Você é catequista, educador ou voluntário? Seja santo tornando-se sinal visível do amor de Deus e da sua presença próxima a nós. Então: cada estado de vida leva à santidade, sempre! Na sua casa, na estrada, no trabalho, na Igreja, naquele momento e no teu estado de vida foi aberto o caminho rumo à santidade. Não desanimem de andar neste caminho. É o próprio Deus que nos dá a graça. O Senhor só pede isto: que nós estejamos em comunhão com Ele e a serviço dos irmãos.

3. Neste ponto, cada um de nós pode fazer um pouco de exame de consciência, agora podemos fazê-lo, cada um responde a si mesmo, dentro, em silêncio: como respondemos até agora ao chamado do Senhor à santidade? Tenho vontade de me tornar um pouco melhor, de ser mais cristão, mais cristã? Este é o caminho da santidade. Quando o Senhor nos convida a nos tornar santos, não nos chama a algo de pesado, de triste… Tudo outra coisa! É um convite a partilhar a sua alegria, a viver e a oferecer com alegria cada momento da nossa vida fazendo-o se tornar ao mesmo tempo um dom de amor para as pessoas que estão próximas a nós. Se compreendemos isso, tudo muda e adquire um significado novo, um significado belo, um significado a começar pelas pequenas coisas de cada dia.

Um exemplo. Uma senhora vai ao supermercado fazer as compras e encontra uma vizinha e começam a falar e depois vem as fofocas e esta senhora diz: “não, não, não, eu não falarei mal de ninguém”. Isto é um passo para a santidade, ajuda-nos a nos tornar mais santos. Depois, na sua casa, o filho te pede para falar um pouco das suas coisas fantasiosas: “ah, estou tão cansado, trabalhei tanto hoje…” – “Você se acomode e escute o teu filho, que precisa disso!”. E você se acomoda, escute com paciência: isto é um passo para a santidade. Depois termina o dia, estamos todos cansados, mas tem a oração. Façamos a oração: também isto é um passo para a santidade. Depois chega o domingo e vamos à Missa, fazemos a comunhão, às vezes precedida de uma bela confissão que nos limpa um pouco. Este é um passo para a santidade. Depois pensamos em Nossa Senhora, tão boa, tão bela, e pegamos o rosário e o rezamos. Este é um passo para a santidade. Depois vou pelo caminho, vejo um pobre necessitado, paro, pergunto algo pra ele, dou algo a ele: é um passo para a santidade. São pequenas coisas, mas tantos pequenos passos para a santidade. Cada passo para a santidade nos tornará pessoas melhores, livres do egoísmo e do fechamento em si mesmo, e abertos aos irmãos e às suas necessidades.

Queridos amigos, na Primeira Carta de São Pedro é dirigida a nós esta exortação: “Cada um viva segundo a graça recebida, colocando-a a serviço dos outros, como bons administradores de uma multiforme graça de Deus. Quem fala, faça-o como com palavras de Deus; quem exercita um ofício, cumpra-o com a energia recebida de Deus, para que em tudo seja glorificado Deus por meio de Jesus Cristo” (4, 10-11). Eis o convite à santidade! Vamos acolhê-lo com alegria e apoiando-nos uns aos outros, porque o caminho rumo à santidade não se percorre sozinho, cada um por conta própria, mas se percorre juntos, naquele único corpo que é a Igreja, amada e tornada santa pelo Senhor Jesus Cristo. Sigamos adiante com coragem neste caminho da santidade.

Fonte: RCC Brasil

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Terço dos Sagrados Corações de Jesus e Maria

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Cf. Mt 11,28-30).

O Sagrado Coração de Jesus é a fonte que jorra toda justificação e salvação dos nossos pecados. O Sagrado Coração de Jesus é abismo de misericórdia para nós. O Imaculado Coração de Maria triunfa sobre todo mal, é refugio para os pecadores e para aqueles que buscam a cura no seu Filho Jesus.

Neste terço é possível unir os Dois Corações e clamar pela cura interior e libertação de todo o mal.

Foto: Internet

- No início reza-se: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Marias e Glória

- Nas contas do Pai Nosso reza-se: “Na inocência de minh’alma entrego-me inteiramente a Vós e de Vós tudo espero, ó Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria”.

- Nas contas das Ave-Marias, em cada dezena reza-se 10 vezes clamando a cura e a libertação:

1° Dezena: Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, curai-nos com Vosso Amor.

2° Dezena: Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, curai os que estão caídos pelo caminho.

3° Dezena: Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, ensinai-nos a amar como Vós amais.

4° Dezena: Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, ensinai-nos a amar para curar.

5° Dezena: Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, ajudai-nos a amar o que o Pai ama, querer o que Ele quer e rejeitar todo o mal.

Oração Final: Ofereço-vos, ó meu Deus, neste dia,em união com o Santíssimo Coração de Jesus, por meio do Imaculado Coração de Maria, as orações e o trabalho, as alegrias e o descanso, as dificuldades e os sofrimentos desta vida, em reparação das nossas ofensas, e por todas sa intenções, pelos quais o mesmo Divino Coração está continuamente a interceder e a sacrificar-se por nós em nossos altares. Eu Vos ofereço, em particular, pelas intenções da Vossa Santa Igreja e por nossa Comunidade e nossa família. Amém.


Fonte: Pe Luizinho da Canção Nova

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Noite Ruah será nesse sábado

O Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica de Votorantim realiza nesse fim de semana a Noite Ruah com o tema Sentinelas da Manhã: Um caminho de discipulado.

O evento terá início no dia 12 de setembro (sábado) às 22h e término no dia 13 (domingo) às 6h. Haverá missa, adoração, pregações, dinâmicas, entre outras atividades.

Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição no valor de R$10 com os coordenadores dos grupos de oração jovem da cidade até sexta-feira.

A noite Ruah será realizada na Casa de Retiro Divino Mestre, localizada na avenida Amazonas, s/nº, bairro Santa Helena. Mais informações podem ser obtidas com a Luciene (15)99788-5301 ou com a Daniela 99714-6772.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Oração para paz no casamento

Um casal que ora junto, permanece junto. Mesmo se o casamento estiver bem ou não, uma das melhores maneiras de cultivar o amor, a paz e a união é com muita oração.

Junte-se com seu amor para rezarem juntos e partilhar as maravilhas que Deus proporcionou na vida dos dois.

Foto: Internet

Oremos por todos os casais:

Meu Jesus, os profetas Vos anunciaram como o Príncipe da Paz.
Os anjos anunciaram paz aos homens, por ocasião do vosso nascimento.
Morrestes na cruz para consolidar a paz entre Deus e os homens.
“A paz esteja convosco!”, dissestes aos Apóstolos, no dia da ressurreição.
Aos mesmos Apóstolos ordenastes: “Quando entrardes em alguma casa, dizei: a paz esteja nesta casa”.
Senhor, fazei entrar a paz em nossa família.
Que haja união, compreensão e amor.
Dai, especialmente a mim, o espírito de humildade e paciência para com a minha esposa (ou esposo), amor e carinho para com meus pais e sogros, dedicação aos meus filhos e bondade para com todos em casa.
Fazei que os irmãos se tratem como verdadeiros irmãos.
Ajudai-nos a conservar a paz na família para merecermos a paz definitiva no céu.

Amém.

sábado, 5 de setembro de 2015

Tipos de jejum

A prática do jejum é uma arma muito poderosa. Confira quais são os tipos e como eles devem ser feitos.






Fonte: Canção Nova