sábado, 24 de outubro de 2015

Vida de oração pessoal

Orar talvez seja uma das práticas bíblicas mais simples que Deus nos deu e não há segredo para praticá-la. Todavia, nem sempre o mais simples é o mais fácil.

Infelizmente, hoje em dia muitas pessoas tem se distanciado da prática da oração pessoal, o que faz com que também se distanciem cada vez mais de Deus.

Para que possamos ter maior comunhão com o Senhor através da oração, reflita quais são os maiores inimigos e busque soluções para superá-los.

- Inimigo 1: O tempo
Esse tem sido apontado por muitos como o grande culpado pelo fracasso na vida de oração. Sabemos que um dos maiores trunfos do inimigo é nos manter bem ocupados para que o tempo para Deus falte. E é justamente isso que tem acontecido com muitas pessoas que não conseguem separar um tempo para dedicar à vida de oração, pois estão com seu tempo totalmente preso em outras coisas. 

A solução para isso: É preciso rever prioridades na agenda, pois não há outra forma, senão fazer ajustes e cortes, trazendo a vida de oração como prioridade. Talvez seja preciso dormir menos ou trabalhar menos, fazer menos horas extras ou quem sabe diminuir o tempo da TV e internet. Cada um define o que é melhor para si. Você só conseguirá ter tempo para orar se realmente a vida de oração for importante para você, pois se não for, fracassará.

- Inimigo 2: O espaço
Vencida a fase de conseguir tempo para orar, costuma aparecer o problema do lugar para a oração. É difícil achar um momento e um espaço de silêncio e paz. Na maioria dos lugares existe barulho ou algum tipo de incômodo.

A solução para isso: É preciso criar esse lugar de oração. Não é algo fácil, principalmente para quem tem família grande, mas é preciso! Avise sua família, peça colaboração, exponha o seu desejo de ter um momento a sós com Deus. Porém às vezes não temos escolha e vamos ter que apelar para a paz das madrugadas.

- Inimigo 3: Nós mesmos
Vencidos os dois primeiros inimigos, costumamos nos deparar com o nosso próprio “eu”. Isso porque não estamos muito acostumados a acalmar o nosso coração para viver um momento de intimidade com Deus. A agitação, a falta de vontade e a preguiça costumam ser alguns dos inimigos que se levantam no nosso próprio ser.

A solução para isso: Hábito e comunhão! Enquanto Deus permanece como um desconhecido pelo fato de termos pouco contato com Ele, esse incômodo será muito evidente. Aos poucos Deus vira um dos nossos melhores amigos e o encontro de oração com Ele se torna um dos momentos mais esperados. Lute contra si mesmo. Tudo que se levanta contra uma vida de oração e comunhão com Deus não vem de Deus, vem dos nossos inimigos! Por isso, fique atento e peça força ao Senhor para lidar consigo mesmo.

Foto: Internet

Resumindo:

1 - Procure dedicar um pouco de tempo, todos os dias, para orar e meditar a Palavra de Deus. Defina inicialmente cinco minutos para a sua oração pessoal, mas faça isso com disciplina e procure ser fiel a este tempo. Se você for fiel e disciplinado, aos poucos vai crescendo na alma o gosto pela oração.

2 - Crie o hábito de orar diariamente sem interrupções. Ore todos os dias na hora e no tempo definidos por você.

3 - Deixe de formalidade e permita que a oração seja uma conversa simples com Deus. Em sua oração pessoal seja o mais natural possível e fale tudo o que está em seus pensamentos. Nos primeiros dias não se preocupe com a fórmula da oração, apenas ore espontaneamente.

4 - Reserve um tempo durante a sua oração pessoal para ouvir o Senhor e crie o hábito de anotar aquilo que o Espírito Santo inspirar em seu coração.

5 - Amplie o tempo da sua oração pessoal somente quando sentir vontade, mas vá aumentando aos poucos. Lembre-se que o importante é manter a fidelidade em orar todos os dias na hora marcada.


Fonte: esbocancoideias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário