quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O tempo do Advento

O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia caracteriza-se pelo período de preparação e o significado da palavra origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar, ou seja, o tempo de espera d’Aquele que há de vir.

Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá. Sua liturgia conduz a celebração das duas vindas de Cristo: Natal e Parusia, ou seja, a celebração da manifestação de Deus experimentada há mais de 2 mil anos com o nascimento de Jesus e a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória, respectivamente.

            Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular, que significa sem começo e fim e representa a harmonia e eternidade, e de suas cores, expressa a esperança e convida à alegre vigilância. Os ramos verdes são sinais de vida. Em algumas comunidades, os fiéis envolvem a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus que nos envolve e foi manifestado pelo nascimento de Jesus.

            Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. Quanto às cores, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo de Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor, visto que nosso país é marcado pelas culturas indígena e afro, onde o colorido lembra festa, dança e alegria.

Foto: Internet

Fonte: catequisar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário