segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Súplica ao Coração de Jesus

"No Coração de Jesus existe tudo o que precisamos: fortaleza para os fracos, coragem para os tímidos, luz e conselho para os hesitantes; e para todos: humildade, paz, caridade e alegria de viver". (Santa Paula Frassinetti)

Oremos suplicando ao Coração Misericordioso de Jesus!

Foto: Google

Ó Jesus Cristo, vós sois adorado no céu e na terra, em todo o tempo e a toda hora: sois a paciência, a compaixão e a própria misericórdia; amais os justos, tendes piedade dos pecadores, chamais todos os homens à salvação e lhes prometeis os bens futuros.

Acolhei as nossas orações deste dia e confirmai nossa vida à vossa vontade; santificai nossas almas e nossos corpos, purificai nossos pensamentos e tornai-nos vitoriosos sobre a provação e sobre a tristeza; protegei-nos e abençoai-nos para que cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento de vossa glória. Vós que sois Deus, com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Amém.
 Fonte: www.padrereginaldomanzotti.org.br

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Algumas palavras de incentivo...

Olá povo de Deus, tudo bem?

No portal da RCC Brasil o Padre Rodrigo Silva da Diocese de Osasco, escreveu um artigo para reflexão sobre o tempo da Quaresma.

Foto: Google

“Caríssimo leitor, há quatro atitudes de que Jesus fala em sua pregação que gostaria de partilhar com vocês como um programa para essa nossa Quaresma em 2016.

Primeiro: Examina-te a ti mesmo, pois reconhecimento, o arrependimento e a confissão de pecados é parte fundamental do processo de nossa santificação.
Que tal uma boa, santa e verdadeira confissão? Você ainda se lembra de quando foi seu último encontro com a Divina Misericórdia? O Tribunal do Perdão é o único lugar onde o réu confessa que é culpado e sai de lá, perdoado, livre... Sabe por quê?

No confessionário existe um Deus Misericordioso e Justo que se utiliza do seu ministro, o sacerdote, para perdoar nossos pecados. Na Sagrada Confissão, Jesus vem e faz aquela faxina. Logo em seguida, Ele, de braços bem abertos, nos fascina. Como não amar este Deus?

A renúncia desenha no horizonte da Igreja e, também da sociedade contemporânea, a mais genuína e indispensável lição do Evangelho. A renúncia se assenta, antes de tudo, na confiança no seu Mestre e Senhor e na mais qualificada conquista espiritual de simplicidade e humildade. Gera a coragem do desapego, a alegria da liberdade e a consciência lúcida do seu lugar, agora como orante no acompanhamento e sustento da Igreja na sua missão.

Desafio este exame em sua vida: o Santo Exame do Perdão! Tire as sandálias do teu coração, pois o lugar que amas é Santo, Santo, Santo. Joelhos doloridos, sem planejamento, cria água, inflama! O desejo do Coração de Jesus é a nossa disposição em segui-Lo. Queres ouvir a Voz de Deus? Elimine as outras vozes do teu coração. Seja alcançado pela Misericórdia! Seremos salvos por obra e graça do Misericordioso Deus. Conversão é difícil demais, custa caro. Mas, não desista. A Misericórdia nos alcançará, custe o que custar!

Segundo: Necessário também é pedir, buscar e bater...
Fique na dependência absoluta de Deus em relação ao teu futuro, buscando-O em tudo. Ei, meu irmão... Ei, minha irmã! Confia, pois Ele tem sempre o melhor para nós. Sabe aquele manto lindo que Nossa Senhora sempre usa em suas aparições? Então, lá existe uma graça grudada para você, pois Ela é a Mãe das Graças e foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos deu Maria Santíssima como Mãe. Então, peça, busque e bata... Peça muito! Não canse de buscar, bater na porta do Coração de Jesus com uma sincera oração. Jesus sempre se comove quando dobramos nossos joelhos em oração. Dirija aos céus uma bela prece, você não ficará sem resposta. Mesmo que tenham corroído as bases do teu castelo, nunca antes visitado. Mesmo que a presença de dor, ameaças, sombras e véus, queiram te perturbar. Grite forte: ‘Elói, Elói, lama sabactani?’.

Olhe para o Sacrário e faça projeções, identificações e interprete o mundo... Adore teu Deus! Tenha calma! No final tudo dará certo, se ainda não deu certo é porque não chegou o final. Sinta a perda do Sagrado, pois para aprender, é necessário ser persistente, ter prazer no que se faz e, sobretudo, ousar experimentar... Experimente Jesus! Ouça as batidas do Coração Sagrado que nos diz: “Você tem valor! Tua liberdade custou todo o meu sangue! Você tem valor! Tua felicidade custou a minha vida! Tudo por amor, por ti”.

Terceiro: Não se esqueça de assumir as suas convicções, firmando suas certezas.
Faça o que ninguém fez! Você vai ficar ou vai sair? “Dê-cisão” em tua vida. Cisão em tudo aquilo que leva para o mal... Quaresma é tempo de vitória! A tempestade vem para nos mostrar que nosso Deus é maior que o barulho das ondas. Espere como o pescador: o peixe morderá a isca. Pode demorar, mas morderá. Essa pode ser a Quaresma da tua vida! Todo e qualquer relaxamento espiritual é sem sombra de dúvidas, perigoso!

Relaxamento espiritual é um vulcão em erupção. Longe de Deus, só nos será servida a feia e estragada lavagem dos porcos. Do contrário, perto de Deus, nos será oferecido o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Cordeiro Imolado: Jesus Cristo. É bem verdade que o diabo acusa, mas o Espírito Santo nos defende. A virtude, o bem e o mal, têm contornos definidos: a Verdade de Deus, a sua Bondade, a sua Palavra, os seus Mandamentos. Você já usou alguma parte dos 86.400 segundos do dia para agradecer o Senhor?

Quarto: Por fim, não menos importante, construa bem!
A parte mais importante de qualquer edificação são os alicerces.  Firmando as nossas vidas na Rocha que é Cristo e a Sua Palavra, cresceremos sempre, frutificando para Sua glória. Busque pelo Senhor, dê o segundo passo, pois o primeiro é sempre de Deus! Renuncie alguns caminhos, seja feito conforme o querer de Deus. O primeiro passo é o chamado e o segundo é a resposta!

Convite estranho: Vinde atrás de mim... Não à frente, não ao lado. O caminho é traçado por Ele, até porque ser cristão é obra do Espírito Santo. O que precisamos fazer? Não atrapalhar esta obra! Saia do trono e deixe Deus reinar.

É preciso tirar o que está sobrando no bloco de concreto que somos nós. O Espírito Santo é o Divino Escultor e quer nos fazer santos.

Devemos ter a coragem de dizer muitos nãos a tudo aquilo que é falso e errado, para poder dizer sim ao bem e à verdade. Não adianta o sucesso e no fim de tudo perder Jesus, fracassar. Ele não vê a hora de você terminar esta leitura: a quem muito é dado, Ele pode cobrar um pouco mais. Continue. Vá firme. Ele conta com você.

Por fim, qual será a oração mais poderosa desta Quaresma? A sua! Comece agora mesmo a rezar. Pare de ser um “católico urubu” que vive torcendo para ver a carniça alheia e fazer a festa em cima, dizendo: Viu! Eu te falei que ia acontecer! Eu te avisei! Comece agora mesmo a rezar. O diabo está ganhando a vida de muita gente e ele não está tendo muito trabalho. Enquanto rezamos, o Espírito Santo faz a obra! Dentro do católico, existe um leão de Deus sendo alimentado com a Santa Eucaristia. Vinde, Pai dos Pobres Católicos, que insistem em desafinar!

E lembre-se: Para quem reza, não existe a história de que a carne é fraca. Deus fortalece. Nem os ventos, tempestades, raios e ressacas, podem perturbar a tua luta. Monstro algum, nem incidentes e imprevistos, causarão alteração na tua busca pelo Senhor. É bom saber que tem dias que decolamos. Tem dias que não saímos do lugar. O caminho do Senhor é violento, provoca rupturas, exige conversão. O Senhor não é simplesmente o nosso amigo, Ele é o Cristo, o Filho do Deus Vivo! Assuma que você não possui as rédeas de sua vida. Lugar de criança é no banco de trás. É o Pai quem está na direção!

Boa Quaresma. Caminhemos... Deus abençoe!”

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Consagração a Nossa Senhora do Carmo

Bom dia povo de Deus!

Que possamos consagrar a nossa vida e essa semana a Nossa Senhora do Carmo, oremos!

Foto: Google

Ó Nossa Senhora do Carmo, venho hoje consagrar-me inteiramente a vós. Tudo o que sou e tudo o que tenho, entrego em vossas mãos.
Vós olhais com especial bondade, os que estão revestidos do vosso escapulário. Suplico-vos que fortaleça com o vosso poder a minha fraqueza. Iluminai a escuridão da minha mente com vossa sabedoria, para que eu possa render-vos todos os dias, a minha homenagem.

Que o Santo Escapulário atraia sobre mim o vosso olhar misericordioso. Traga-me a vossa especial proteção nas lutas diárias, para que eu possa ser fiel a vós e ao vosso Divino Filho. Possa o Santo Escapulário, afastar-me de tudo o que é pecaminoso e me lembre sempre o dever de imitar-vos e revestir-me com vossas virtudes.

Desde já me esforçarei, para viver em vossa presença, de oferecer tudo a Jesus por vossas mãos e fazer da minha vida um espelho de vossa humildade, caridade, paciência, mansidão e empenho.

Mãe querida, apóia-me com vosso constante amor, para que eu, vosso filho mais pecador, possa um dia trocar vosso escapulário pela veste celestial e viver convosco e os santos, no Reino do Vosso Filho.

Amém.

Fonte: padrereginaldomanzotti.org.br

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Santa Margarida Maria Alacoque: devota do Sagrado Coração de Jesus

Margarida nasceu no dia 22 de julho de 1647 no pequeno povoado de Lautecour, na França. Filha de Claudio Alacoque e Filiberta Lamyn, era a caçula dentre os cinco filhos do casal.

Em sua autobiografia, ela escreveu que desde pequena fez os votos de que Jesus Cristo era o único dono do seu coração e jurou ser casta e pura até o fim de sua vida. Aprendeu a rezar o rosário e o recitava com especial ardor.

"Desde esse dia o bom Deus me concedeu tanta amargura nos prazeres mundanos, que embora como jovem inexperiente que era às vezes os buscava, resultavam-me muito amargos e desagradáveis. Em troca encontrava um gosto especial na oração".

Até que um dia veio uma enfermidade que a deixou paralisada por vários anos. Todavia, se consagrou à Virgem Santíssima e  pouco depois Nossa Senhora lhe concedeu a cura. 

Aos 24 anos, em 1671, foi para a comunidade da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Logo após, entrou em um convento do Paray-le=Monial.

No dia 27 de dezembro de 1673 lhe apareceu pela primeira vez o Sagrado Coração de Jesus. Ela tinha pedido permissão para ir rezar todas as quintas-feiras a noite diante do Santíssimo Sacramento do altar, em lembrança das três horas que Jesus passou orando e sofrendo no Horta do Getsemani.

Eis que de repente se abriu o sacrário onde estavam as hóstias consagradas e apareceu Jesus Cristo. Sobre o manto seu Sagrado Coração, rodeado de chamas e com uma coroa de espinhos em cima. Jesus apontando seu coração com a mão lhe disse: "Eis aqui o coração que tanto amou às pessoas e em troca recebe ingratidão e esquecimento. Você deve procurar me desagravar".

Nosso Senhor lhe recomendou que se dedicasse a propagar a devoção ao Coração do Jesus, porque o mundo é muito frio em amor a Deus e é necessário entusiasmar às pessoas por este amor. 

            Durante 18 meses o Coração de Jesus foi aparecendo. Pediu-lhe que se celebrasse a Festa do Sagrado Coração cada ano na sexta-feira da semana seguinte à festa do Corpo e o Sangue de Cristo (Corpus Christi). O Coração de Jesus fez à Santa Margarida uma promessa maravilhosa para os que praticarem esta formosa devoção: "Benzerei as casas onde seja exposta e honrada a imagem de meu Sagrado Coração. Darei paz às famílias. Aos pecadores os tornarei bons e aos que já são bons os tornarei santos. Assistirei na hora da morte aos que me ofereçam a comunhão das primeiras sextas-feiras para me pedir perdão por tantos pecados que se cometem".

            Margarida adoeceu gravemente. Mas, antes de morrer, conseguiu que em sua comunidade se celebrasse pela primeira vez a festa do Sagrado Coração do Jesus.

Ela foi nomeada Mestra de Noviças. Ensinou as noviças a devoção ao Sagrado Coração (que consiste em imitar a Jesus em sua bondade e humildade e em confiar imensamente nele, em oferecer orações, sofrimentos, missas e comunhões para desagravá-lo e em honrar sua Santa imagem).

            Em 17 de outubro de 1690 morreu cheia de alegria, porque estava indo para sempre ficar no céu ao lado de seu amadíssimo Senhor Jesus Cristo, cujo Coração tinha ensinado ela a amar tanto neste mundo. 

Foto: Cleofas

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

O que seria de nós sem a intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria? Que possamos nos consagrar a Padroeira do Brasil, Mãe de Jesus e nossa.

Foto: Google

Ó Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, eis-nos prostrados suplicantes, aos pés do Vosso trono, na certeza de obter de Vossa misericórdia as graças e a ajuda oportuna nas calamidades presentes, não em virtude de nossos méritos, que são poucos, mas unicamente pela imensa bondade do Vosso Coração maternal.

Os abomináveis pecados do mundo, as perseguições dirigidas contra a Igreja de Jesus Cristo, mais ainda, a apostasia das nações e de tantas almas cristãs, em suma, os esquecimentos por parte da maioria dos homens de que sois a Mãe da Divina Graça, tudo isso é agonia para Vosso Coração Doloroso e Imaculado, tão unido, em sua compaixão, aos sofrimentos do Sagrado Coração de Vosso Filho.

Nesses tempos calamitosos em que tantas almas se perdem viemos ao vosso Santuário suplicar a vossa proteção sobre nossas famílias, dilaceradas pela discórdia e pelo flagelo do divórcio.

Pedimos pelos nossos filhos, atraídos covardemente por um mundo apóstata da fé, que lhes acena com falsos prazeres, as drogas e uma impressionante  revolta contra a autoridade de Deus e de seus pais.

Pedimos também pela nossa Pátria, esquecida de vós e do Coração de vosso Filho, ela que nasceu sob o manto da Santa Cruz e que tantas glórias já trouxe para a Santa Igreja Católica, em tempos de maior devoção e vida católica.
Não permitais que os próximos anos se transformem em perseguições sorrateiras e silenciosas contra os direitos de Deus e de sua Igreja.

Dai-nos as graças que nos são tão necessárias para resistir a tantas mentiras e enganações, e fazei que sejamos fiéis às promessas do nosso Santo Batismo. Queremos viver sob o vosso manto e sob vossa maternal proteção e para tanto, consagramos nossas almas como filhos amorosos e confiantes, prometendo o esforço de nunca abandonar a oração do Terço e a devoção ao vosso Imaculado Coração, última tábua de salvação.

Amém.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Quaresma: tempo de jejum, penitência e amor

Para a Quaresma, o Papa Francisco propõe 15 simples atos de caridade que ele mencionou como manifestações concretas de amor:

1. Sorrir: um cristão é sempre alegre!
2. Agradecer (embora não “precise” fazê-lo)
3. Lembrar ao outro o quanto você o ama
4. Cumprimentar com alegria as pessoas que você vê todos os dias
5. Ouvir a história do outro, sem julgamento, com amor
6. Parar para ajudar. Estar atento a quem precisa de você
7. Animar a alguém
8. Reconhecer os sucessos e as qualidades do outro
9. Separar o que você não usa e dar a quem precisa
10. Ajudar a alguém para que ele possa descansar
11. Corrigir com amor e não calar por medo
12. Ter delicadezas com os que estão perto de você
13. Limpar o que sujou em casa
14. Ajudar os outros a superar os obstáculos
15. Telefonar para seus pais

O melhor jejum:
• Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas.
• Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão.
• Jejum de raiva e encher-se com mansidão e paciência.
• Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo.
•Jejum de preocupações e encher-se de confiança em Deus.
• Jejum de queixas e encher-se com as coisas simples da vida.
• Jejum de tensões e encher-se com orações.
• Jejum de amargura e tristeza e encher o coração de alegria.
• Jejum de egoísmo e encher-se com compaixão pelos outros.
• Jejum de falta de perdão e encher-se de reconciliação.
• Jejum de palavras e encher-se de silêncio para ouvir os outros.

Foto: Google

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Carnaval: Vê a alegria que te vem de Deus

O Carnaval é caracterizado por muita música, dança, folia, festa e alegria. Mas qual é esta alegria? É uma alegria verdadeira?

A alegria do Carnaval é tão passageira que antes da festa acabar já passou. Todavia, muitas pessoas carregam, para sempre, lembranças dolorosas de acontecimentos destes quatro dias de folia. Isto sem contar o grande índice de pessoas acidentadas, assassinadas ou mortas por overdose. Quantas pessoas são infectadas pelo vírus da Aids e quantos bebês são gerados sem nenhuma responsabilidade ou são abortados.

O Carnaval teve início provavelmente no Egito há 4 mil anos antes de Cristo e era uma festa em honra dos deuses, principalmente ao Deus Momo, que é o deus da zombaria e do sarcasmo. Depois da vinda de Cristo, deu-se o nome de Carnaval. “Carnavale” significa “adeus a carne” por ser antes da quarta-feira de cinzas, quando não se deve comer carne.

Segundo São João da Cruz, grande doutor e místico da Igreja, a alma tem três inimigos: o mundo, a carne e o demônio. O mundo é o menos difícil de ser vencido. A carne na verdade é o nosso humano, o nosso próprio eu, e dura enquanto durar o homem velho. Já o demônio é o mais obscuro de entender.

Os três trabalham muito unidos para destruir a alma e, enfraquecendo um, o outro perde a força. O carnaval é uma festa na qual os três atacam a alma com grande intensidade. Por isso, devemos nos precaver com as armas de Deus.

Ninguém está imune à tentação. Não adianta falar: “Eu sou de Igreja, participo das missas e de grupo de oração”. Contra as pessoas de Deus o ataque é pior, pois o demônio não vai perder tempo com aqueles que já se entregaram a ele pelas suas más obras, ele vai concentrar suas energias para desencaminhar os que caminham com Deus. Por isso, devemos ter cuidado com as mínimas brechas.

Para nós cristãos, este é tempo de vigiar e orar para não cairmos em tentação. (Cf. Mt 26, 41 ). Porque onde abunda o pecado, pode e deve superabundar a graça (Rm 5, 20), por isso existem tantos Retiros de Carnaval.


            “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (Cf. I Co 6, 12). Não devemos ter medo, pois o demônio é um perdedor. Jesus é o Senhor e Libertador. Se vigiarmos em oração, a ação do inimigo será neutralizada, porque Jesus é mais poderoso do que qualquer ação do Mal.

Jesus é a alegria verdadeira. Só Ele pode nos dar a felicidade eterna. Busquemos a felicidade no lugar certo!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ladainha do Divino Espírito Santo

Olá povo de Deus, a paz de Jesus!

Que possamos sempre recorrer ao Espírito Santo, para que possamos encontrar a direção certa para conquistarmos a santidade e chegarmos ao céu!

Senhor, tende compaixão de nós. 
Jesus Cristo, tende compaixão de nós. 
Senhor, tende compaixão de nós.

Pai Onipotente e eterno, tende compaixão de nós. 

Jesus, Filho eterno do Pai e Redentor do mundo, salvai-nos. 
Espírito do Pai e do Filho, santificai-nos. 
Trindade Santa, atendei-nos.

Espírito Santo, que procedeis do Pai e do Filho, vinde a nós. 

Divino Espírito, igual ao Pai e ao Filho, 
A mais terna e generosa promessa do Pai, 
Dom de Deus Altíssimo, 
Raio de luz celeste, 
Autor de todo o bem, 
Fonte de água viva, 
Fogo consumidor, 
Unção espiritual, 
Espírito de Amor e verdade, 
Espírito de Sabedoria e inteligência, 
Espírito de conselho e fortaleza, 
Espírito de ciência e piedade, 
Espírito de temor do Senhor, 
Espírito de Graça e oração, 
Espírito de Paz e doçura, 
Espírito de modéstia e pureza, 
Espírito Consolador, 
Espírito Santificador, 
Espírito que governais a Igreja, 
Espírito que encheis o universo, 
Espírito de acréscimo de filhos de Deus,

Espírito Santo, atendei-nos. 

Vinde renovar a face da terra, 
Derramai a vossa luz nos nossos espíritos, 
Gravai a vossa lei nos nossos corações, 
Abrasai os nossos corações no fogo do vosso amor, 
Abri-nos um tesouro das vossas graças, 
ensinai- nos como quereis que peçamos, 
Iluminai-nos pelas vossas celestes inspirações, 
Concedei-nos a ciência, que é a única necessária, 
Formai-nos na prática do bem, 
Dai-nos os merecimentos das suas virtudes, 
Fazei-nos perseverar na justiça, 
Sede Vós a recompensa eterna,

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, enviai-nos o Divino Consolador. 

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, enchei-nos dos dons do vosso Espírito. 
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, fazei crescer em nós os frutos do Espírito Santo.

Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: O Vosso Divino Espírito nos esclareça, inflame e purifique, e penetrando-nos com o seu celeste orvalho, faça-nos fecundos em boas obras, por Cristo, Nosso Senhor. Amém.


Fonte: padrereginaldomanzotti.org.br