sábado, 31 de outubro de 2015

Santa Inês: castigada pelos homens e defendida por Deus

Inês que tem o nome originário do grego e significa pura, nasceu no ano 304 em Roma. Era de família nobre e desde pequena foi educada na fé cristã. Possuía personalidade forte e decidiu consagrar sua pureza a Deus.

Inês foi muito cobiçada por sua beleza e riqueza por um jovem romano chamado Fúlvio, que era filho de Simprônio, o prefeito de Roma. O rapaz fez o pedido de casamento formal à família e ela não aceitou por causa de sua consagração a Deus.

Fúlvio, indignado, denunciou Inês como cristã, pois era tempo de perseguição contra os cristãos. Por isso, ela foi presa e após um julgamento forjado, foi condenada a vários castigos.

Sem poder contar com o socorro de seus pais, visto que o prefeito era superior, Inês foi obrigada a manter aceso o fogo da deusa romana do lar e do fogo chamada Vesta, no templo dedica à deusa. O castigo era uma maneira de obrigá-la a renunciar a sua fé.

Todavia, Inês  recusou-se e disse ao prefeito: Se recusei seu filho que é homem, como pode pensar que eu aceite prestar honras a uma estátua? Meu esposo não é desta terra, é Jesus Cristo. Sou jovem, é verdade, mas a fé não se mede pelos anos e sim pelas obras. Deus mede a alma, não a idade. Quanto aos deuses, podem até ficar furiosos, que eu não os temo. Meu Deus é amor.


Foto: Internet

O prefeito ficou irado e condenou Inês a uma pena pior: ser exposta nua num prostíbulo do circo Agnolo em Roma, para que todos os homens a vissem. Ela pediu proteção a Deus e então uma luz celestial a protegeu, de forma que ninguém conseguiu se aproximar dela. Em seguida seus cabelos cresceram rápido e protegeram seu corpo.

O primeiro homem que tentou agarrá-la nua no prostíbulo ficou cego por causa da luz que a protegia. Ao ver o homem cego, Inês rezou por ele, perdoou e ele pode ver novamente, convertendo-se. O homem passou a ver não uma jovem nua, mas uma filha de Deus.

Outro homem tentou violentá-la e dessa vez um anjo do Senhor o matou. Inês mais uma vez ficou com pena e orou a Deus e o homem ressuscitou. Por causa desses acontecimentos, o local onde foi esse prostíbulo, hoje se encontra a Basílica de Santa Inês em Roma.

Simprônio, o prefeito de Roma, ao ver tudo isso, teve medo e passou o caso da jovem para o vice prefeito chamado Aspásio, que era muito mais cruel e mandou queimá-la. Mas as chamas nada fizeram a ela.

Depois disso, Inês passou por vários castigos sob as ordens de Aspásio, mas nada a afetava. Ela, por sua vez, perseverava louvando a Jesus e nunca cedendo a nenhuma pressão.

Por fim, Aspasio, mandou cortar sua cabeça. Aos 13 anos, Inês foi morta. Por causa da data de sua morte, a festa da Santa é realizada no dia 21 de janeiro, que celebra o dia do seu nascimento no céu.

Oito dias depois de sua morte, seus pais estavam desconsolados rezando em seu túmulo. Santa Inês apareceu a eles para consolá-los e estava cercada por várias jovens virgens e anjos, segurando um cordeirinho e um lírio. Ela relatou sua felicidade a seus pais que e desse momento em diante viveram felizes em Roma perseverantes na fé.

Fonte: cruzterrasanta.com.br

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Consagração a Santo Antonio

Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua! 

Vosso amor a Deus e ao próximo e vosso exemplo de vida cristã, 
fizeram de Vós um dos maiores Santos da Igreja. 
Eu vos suplico tomar sob vossa proteção valiosa  minhas ocupações, empreendimentos, e toda a minha vida. 
Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me  enquanto estiver sob vossa proteção. 
Protegei-me e defendei- me: sou um pobre pecador. 
Recomendai minhas necessidades  e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus, a quem tanto amais. 
Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade,  console-me nos sofrimentos,  livre-me de todo mal e não me deixe sucumbir na tentação. 
Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma. 
Auxiliado continuamente por Vós,  possa viver cristãmente e santamente morrer.
Amém.

Foto: Internet

sábado, 24 de outubro de 2015

Vida de oração pessoal

Orar talvez seja uma das práticas bíblicas mais simples que Deus nos deu e não há segredo para praticá-la. Todavia, nem sempre o mais simples é o mais fácil.

Infelizmente, hoje em dia muitas pessoas tem se distanciado da prática da oração pessoal, o que faz com que também se distanciem cada vez mais de Deus.

Para que possamos ter maior comunhão com o Senhor através da oração, reflita quais são os maiores inimigos e busque soluções para superá-los.

- Inimigo 1: O tempo
Esse tem sido apontado por muitos como o grande culpado pelo fracasso na vida de oração. Sabemos que um dos maiores trunfos do inimigo é nos manter bem ocupados para que o tempo para Deus falte. E é justamente isso que tem acontecido com muitas pessoas que não conseguem separar um tempo para dedicar à vida de oração, pois estão com seu tempo totalmente preso em outras coisas. 

A solução para isso: É preciso rever prioridades na agenda, pois não há outra forma, senão fazer ajustes e cortes, trazendo a vida de oração como prioridade. Talvez seja preciso dormir menos ou trabalhar menos, fazer menos horas extras ou quem sabe diminuir o tempo da TV e internet. Cada um define o que é melhor para si. Você só conseguirá ter tempo para orar se realmente a vida de oração for importante para você, pois se não for, fracassará.

- Inimigo 2: O espaço
Vencida a fase de conseguir tempo para orar, costuma aparecer o problema do lugar para a oração. É difícil achar um momento e um espaço de silêncio e paz. Na maioria dos lugares existe barulho ou algum tipo de incômodo.

A solução para isso: É preciso criar esse lugar de oração. Não é algo fácil, principalmente para quem tem família grande, mas é preciso! Avise sua família, peça colaboração, exponha o seu desejo de ter um momento a sós com Deus. Porém às vezes não temos escolha e vamos ter que apelar para a paz das madrugadas.

- Inimigo 3: Nós mesmos
Vencidos os dois primeiros inimigos, costumamos nos deparar com o nosso próprio “eu”. Isso porque não estamos muito acostumados a acalmar o nosso coração para viver um momento de intimidade com Deus. A agitação, a falta de vontade e a preguiça costumam ser alguns dos inimigos que se levantam no nosso próprio ser.

A solução para isso: Hábito e comunhão! Enquanto Deus permanece como um desconhecido pelo fato de termos pouco contato com Ele, esse incômodo será muito evidente. Aos poucos Deus vira um dos nossos melhores amigos e o encontro de oração com Ele se torna um dos momentos mais esperados. Lute contra si mesmo. Tudo que se levanta contra uma vida de oração e comunhão com Deus não vem de Deus, vem dos nossos inimigos! Por isso, fique atento e peça força ao Senhor para lidar consigo mesmo.

Foto: Internet

Resumindo:

1 - Procure dedicar um pouco de tempo, todos os dias, para orar e meditar a Palavra de Deus. Defina inicialmente cinco minutos para a sua oração pessoal, mas faça isso com disciplina e procure ser fiel a este tempo. Se você for fiel e disciplinado, aos poucos vai crescendo na alma o gosto pela oração.

2 - Crie o hábito de orar diariamente sem interrupções. Ore todos os dias na hora e no tempo definidos por você.

3 - Deixe de formalidade e permita que a oração seja uma conversa simples com Deus. Em sua oração pessoal seja o mais natural possível e fale tudo o que está em seus pensamentos. Nos primeiros dias não se preocupe com a fórmula da oração, apenas ore espontaneamente.

4 - Reserve um tempo durante a sua oração pessoal para ouvir o Senhor e crie o hábito de anotar aquilo que o Espírito Santo inspirar em seu coração.

5 - Amplie o tempo da sua oração pessoal somente quando sentir vontade, mas vá aumentando aos poucos. Lembre-se que o importante é manter a fidelidade em orar todos os dias na hora marcada.


Fonte: esbocancoideias.com

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Novena da Armadura de Deus

Olá pessoal, a paz de Jesus!

Que possamos todos os dias nos revestir da armadura de Deus. Para isso, rezemos essa novena:

- Oração para todos os dias

Pai celeste, eu agora pela fé, clamo a proteção da Vossa armadura, para que possa permanecer firme contra satanás e todo o seu exército e, em nome do Senhor Jesus, vencê-lo.

Tomo a Vossa verdade contra as mentiras e os erros do inimigo astucioso.

Tomo a Vossa justiça para vencer os maus pensamentos e as acusações de satanás.

Tomo o equipamento do Evangelho da paz e deixo a segurança e os confortos da vida para combater o inimigo.

E, acima de tudo, tomo a Vossa fé para barrar o caminho da minha alma às dúvidas e incredulidades.

Tomo a Vossa salvação e confio em Vós para proteger o meu corpo e a minha alma contra os ataques de satanás.

Tomo a Vossa Palavra e peço para que o Espírito Santo me capacite a usá-la eficazmente contra o inimigo, a cortar toda a escravidão e a libertar todo o cativo de satanás, no poderoso Nome de Jesus Cristo, meu Senhor.

Revisto-me desta armadura, vivendo e rezando em completa dependência de Ti, Bendito Espírito Santo.

Amém.


Fonte: Padre Reginaldo Manzotti

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

“Pertencer à Igreja é um dom maravilhoso”

Em uma de suas catequeses na Praça São Pedro, o Papa Francisco falou sobre a Igreja Católica. Leia na íntegra:

“Queridos irmãos e irmãs. ao apresentar a Igreja aos homens do nosso tempo, o Concílio Vaticano II tinha bem presente uma verdade fundamental, que não se pode nunca esquecer: a Igreja não é uma realidade estática, parada, com fim em si mesma, mas está continuamente em caminho na história, rumo à meta última e maravilhosa que é o Reino dos céus, do qual a Igreja na terra é a semente e o início (cfr. Conc. Ecum. Vat. II, Cost. dog. sobre a Igreja Lumen Gentium, 5).

Quando nos dirigimos para este horizonte, percebemos que a nossa imaginação bloqueia, revelando-se capaz apenas de intuir o esplendor do mistério que supera os nossos sentidos. E surgem espontaneamente em nós algumas perguntas: quando acontecerá esta passagem final? Como será a nova dimensão na qual a Igreja entrará? O que será, então, da humanidade? E da criação que nos circunda? Mas estas perguntas não são novas, os discípulos já as haviam feito a Jesus naquele tempo: “Mas quando isso acontecerá? Quando será o triunfo do Espírito sobre a criação, sobre o criado, sobre tudo...” São perguntas  humanas, perguntas antigas. Também nós fazemos estas perguntas.

A Constituição conciliar Gaudium et Spes, diante dessas interrogações que ressoam desde sempre no coração do homem, afirma: “Ignoramos o tempo em que terão fim a terra e a humanidade, e não sabemos o modo em que será transformado o universo. Passa certamente o aspecto desse mundo, deformado pelo pecado. Sabemos, porém, pela Revelação, que Deus prepara uma nova habitação e uma terra nova, em que habita a justiça e cuja felicidade saciará abundantemente todos os desejos de paz que surgem no coração dos homens” (n. 39). Eis a meta à qual tende a Igreja: é, como diz a Bíblia, a “Nova Jerusalém”, o “Paraíso”. Mais que um lugar, trata-se de um “estado” da alma em que as nossas expectativas mais profundas serão realizadas de modo superabundante e o nosso ser, como criaturas e como filhos de Deus, chegará à plena maturidade. Seremos finalmente revestidos pela alegria, pela paz e pelo amor de Deus de modo completo, sem mais limite algum, e estaremos face a face com Ele! (cfr 1 Cor 13, 12). É belo pensar nisto, pensar no Céu. Todos nós nos encontraremos lá, todos. É belo, dá força à alma.

Nesta perspectiva, é belo perceber como há uma continuidade e uma comunhão de fundo entre a Igreja que está no Céu e aquela ainda em caminho na terra. Aqueles que já vivem na presença de Deus podem, de fato, nos apoiar e interceder por nós, rezar por nós. Por outro lado, também nós somos sempre convidados a oferecer obras boas, orações e a própria Eucaristia para aliviar a tribulação das almas que ainda estão à espera da beatitude sem fim. Sim, porque na perspectiva cristã, a distinção não é entre quem já está morto e quem ainda não está, mas entre quem está em Cristo e quem não o está! Este é o elemento determinante, realmente decisivo para a nossa salvação e para a nossa felicidade.

Ao mesmo tempo, a Sagrada Escritura nos ensina que a realização deste desígnio maravilhoso não pode não interessar também a tudo aquilo que nos circunda e que saiu do pensamento e do coração de Deus. O apóstolo Paulo o afirma de modo explícito, quando diz que “também a mesma criação será libertada da escravidão da corrupção, para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8, 21). Outros textos utilizam a imagem do “céu novo” e da “terra nova” (cfr 2 Pe 3, 13; Ap 21, 1), no sentido de que todo o universo será renovado e será libertado uma vez para sempre de todo traço do mal e da própria morte. Aquela que se prospecta, como cumprimento de uma transformação que na realidade já está em ação a partir da morte e ressurreição de Cristo, é então uma nova criação; não, portanto, o aniquilamento do cosmo e de tudo aquilo que nos circunda, mas um levar cada coisa à sua plenitude de ser, de verdade, de beleza. Este é o desígnio que Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, desde sempre quer realizar e está realizando.
Queridos amigos, quando pensamos nestas realidades maravilhosas que nos esperam, percebemos o quanto pertencer à Igreja é realmente um dom maravilhoso, que traz inscrita uma vocação altíssima! Peçamos, então, à Virgem Maria, Mãe da Igreja, para vigiar sempre sobre o nosso caminho e nos ajudar a ser, como ela, sinal alegre de confiança e de esperança em meio aos nossos irmãos.”

Foto: Internet


Fonte: RCC Brasil

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Minha alma glorifica o Senhor – oração do Magnificat

Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil!

Que possamos rezar essa oração em homenagem a Mãe de Deus e glorificar essa Mulher que não mediu esforços para dizer “sim” ao Senhor.

Viva Nossa Senhora Aparecida!

Rezemos!


A minha alma glorifica o Senhor.
Meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.
Doravante todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada.
Porque o Todo-poderoso fez em mim maravilhas.
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.
Ele manifesta maravilhas com o seu braço:
Dispersa corações orgulhosos.
Derruba o trono dos poderosos e exalta os humildes.
Aos famintos ele enche de bens
Despede os ricos de mãos vazias.
Socorre seu povo, seu servo, lembrando sua própria misericórdia.
Como havia prometido aos nossos Pais,  em favor de Abraão e de sua descendência para sempre. (Lc 1,46-55)

Foto: Internet

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O que é a Lectio Divina?

A Lectio Divina vem do latim e significa “leitura divina”, “leitura espiritual” ou “leitura orante da Bíblia”. A partir dessa oração, conscientes do plano de Deus e da sua vontade, é possível produzir os frutos espirituais necessários para a salvação.

Os princípios dessa oração foram expressos por volta do ano 220 e praticados por monges católicos, especialmente as regras monásticas dos santos: Pacômio, Agostinho, Basílio e Bento.

Tradicionalmente é uma oração individual, porém, pode-se fazê-la em grupo. O importante é rezar com a Palavra de Deus relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo.

Padre Paulo Ricardo nos orienta a respeito dessa oração, que nada mais é do que uma forma tradicional de ler as Sagradas Escrituras, meio por qual Deus nos fala ao coração.

Assista!


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Novena de Nossa Senhora Aparecida

Olá pessoal, a paz de Jesus!

No dia 12 de outubro iremos comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida. E para preparar o coração para essa data, que tal rezar essa novena em louvor a Padroeira do Brasil?

Foto: Internet
- Oração para todos os dias
Ó incomparável mãe Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores,
Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados...
Nossa Senhora Aparecida, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por Vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.
E de modo particular hoje, nesta novena, faço meu pedido

- Diga a sua intenção

- Oração
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-Vos e ao Vosso Santíssimo Filho Jesus
Nossa Senhora Aparecida, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo
Dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais
Livrai-nos da tentação do demônio,
Para que, trilhando o caminho da virtude
Possamos um dia ver-Vos e amar-Vos na eterna glória
Nossa Senhora Aparecida rogai por nós
Nossa Senhora Aparecida intercedei por nós
Nossa Senhora Aparecida fazei-nos dignos das promessas do Teu Filho

Amém.

Fonte: Site Padre Paulo Reginaldo Manzotti