segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Terço da Cruzada

Boa noite povo de Deus, a paz de Jesus!

Conhecem o terço da cruzada? Ele é uma arma muito poderosa contra os poderes infernais.

Rezemos juntos:

Creio em Deus Pai
Três Ave-Marias
Glória ao Pai

- Primeira dezena:
Contemplamos como Jesus nos deu um exemplo brilhante na luta contra satanás e seu reino.

.Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai

- Ao final de cada dezena, reza-se este exorcismo:
“Levanta-se Deus, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de todas as milícias celestes e sejam dispersos seus inimigos e fujam de sua face todos os que O odeiam, em Nome do Pai, † do Filho, e do Espírito Santo. Amém”.

- Segunda dezena:
Contemplamos como Jesus venceu a morte e o inferno pela sua paixão e morte na cruz.

- Terceira dezena:
Contemplamos a cruz de Cristo, que se tornou sinal de terror para satanás.

- Quarta dezena:
Contemplamos como Jesus deu á Virgem Maria a força de esmagar a cabeça da serpente infernal.

- Quinta dezena:

Contemplamos como Jesus deu á Virgem Maria o poder sobre satanás por todos os tempos.

sábado, 29 de agosto de 2015

São Cirilo: patrono da Europa

Nascido no ano de 826 na cidade de Tessalonica, atualmente Salonico, na Grécia, Constantino era o caçula dos sete filhos de Leão, um juís grego muito rico. Cirilo, nome que adotou após seguir vida religiosa, vivia uma vida cristã juntamente com seu irmão mais velho Miguel, que mais tarde passou a se chamar Metódio.
São Cirilo, rogai por nós! - Foto: Internet
Quando tinha 14 anos seu pai faleceu. Para que as crianças não ficassem órfãs, um amigo da família chamado Fócio, que era um professor, assumiu a educação de todos e foram morar na cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantuno. Lá, o menino aprendeu línguas, literatura, geometria, dialética e filosofia.

Após rejeitar um casamento vantajoso, ingressou para a vida espiritual, fazendo votos particulares. Além disso, se tornou bibliotecário do ex-patriarca. Em seguida foi cartorário e recebeu o diaconato.

Alguns anos depois ele viu a necessidade de se afastar e acabou indo para um mosteiro em Bosforo. Seis meses depois foi descoberto e designado para lecionar filosofia. Em seguida, convocado como diplomata para a polêmica questão sobre o culto das imagens junto ao ex-patriarca João VII. Depois foi resolver outra questão delicada junto aos árabes sarracenos que tratava da Santíssima Trindade e acabou obtendo sucesso em ambas.

            Seu irmão mais velho, que era o prefeito de Constantinopla, abandonou tudo para se dedicar à vida religiosa. No ano de 861, Cirilo foi se juntar a ele numa missão evangelizadora a pedido do imperador Miguel III, para atender o rei da Morávia. Este rei precisava de missionários que conhecessem a língua eslava, pois queria que o povo aprendesse corretamente a religião. Os irmãos foram para a cidade de Querson aprender hebraico e samaritano.

            Nesta ocasião, Cirilo encontrou um corpo boiando, que reconheceu ser o papa Clemente I, que tinha sido exilado de Roma e atirado ao mar. Conservaram as relíquias em uma urna, que depois da missão foi entregue em Roma. Assim, Cirilo continuou estudando o idioma e criou um alfabeto, chamado "cirílico", hoje conhecido por "russo". Traduziu a Bíblia, os Livros Sagrados e os missais, para esse dialeto. Alfabetizou a equipe dos padres missionários, que começou a evangelizar, alfabetizar e celebrar as missas na língua eslava.

            Tudo isso gerou uma grande divergência no meio eclesiástico, pois os ritos eram realizados apenas em grego ou latim. Com isso, iniciou-se o cisma da Igreja, que foi combatido pelo então patriarca Fócio com o reforço de seu irmão. Os dois foram chamados por Roma, onde o papa Adriano II, solenemente recebeu as relíquias de São Clemente, que eles transportavam. Conseguiram então o apoio do Sumo Pontífice, que aprovava a evangelização e tiveram os livros traduzidos abençoados. 

            Passado alguns anos, Cirilo ficou muito doente. Pressentido a sua morte, tomou o hábito definitivo de monge. 50 dias depois desse acontecido, faleceu em Roma no dia 14 de fevereiro do ano de 868. A celebração fúnebre foi rezada na língua eslava, pelo então papa Adriano II, sendo sepultado com grande solenidade na igreja de São Clemente. Cirilo e Metódio foram declarados pela Igreja como "apóstolos dos eslavos". O papa João Paulo II, em 1980, os proclamou junto com São Bento de "Patronos da Europa". Sua festa é celebrada no dia 14 de fevereiro.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A graça de Deus deve ser distribuída e não guardada

O Papa Francisco sempre tem palavras sábias que impulsionam todos os esmorecidos na fé. Em uma de suas lindas catequeses na Praça São Pedro, o pontífice contou a Parábola dos Talentos encontrada no Evangelho de Mateus (25, 14-30).

Essa Parábola conta a história de um homem rico que, se ausentando de seu país, chama seus servos e dá uma quantidade de talentos a eles (moedas antigas de grande valor) para que administrem enquanto estiver fora.

Depois de muito tempo, o patrão volta para acertar as contas com os três homens incumbidos de administrar suas riquezas. Dois deles fizeram o dinheiro render, mas aquele que tinha menos foi duramente criticado e punido, pois com medo de perder tudo, enterrou o talento recebido.

Mediante a essa história, o Para explicou que o senhor da Parábola é Jesus Cristo, que nos dá muitos talentos, sua Palavra, a Eucaristia, a fé, Seu perdão, para usarmos e multiplicarmos em nossa vida e, principalmente, para o Seu Reino.  

“Jesus não nos pede para guardar a sua graça no cofre, mas sim que a usemos para o bem dos outros. Mas nós, o que fazemos dela? Quantos contagiamos com a nossa fé? Quantas pessoas encorajamos com a nossa esperança? Quanto amor compartilhamos com o próximo? Qualquer lugar, mesmo distante e inacessível, pode ser um lugar onde frutificar talentos. Não existem situações ou ambientes incompatíveis com a presença e o testemunho cristão”, disse o Papa, segundo o site da RCC Brasil.

Essa Parábola nos convida a não esconder a nossa fé e a nossa pertença a Cristo, a não enterrarmos a Palavra do Evangelho, mas a fazê-la circular em nossa vida e em todas as situações.

Contudo, o Papa concluiu que o Senhor não dá a todos as mesmas coisas e da mesma maneira, pois Ele nos conhece pessoalmente e a cada um confia o que é mais justo. “Deus confia em nós. Deus tem esperança em nós, e isso é igual para todos! Não o desiludamos, não nos deixemos enganar pelo medo, mas retribuamos com confiança a sua confiança!”, finalizou Francisco.

Foto: Internet

Fonte: RCC Brasil

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Terço da Virgem Poderosa

Boa tarde irmãos e irmãs, tudo bem?

Que nessa semana possamos clamar a presença de Nossa Senhora em nossas vidas!
Foto: Internet
- Rezar no início:
Vinde Espírito Santo
Creio
Pai Nosso
Ave Maria
Glória.

- No lugar do Pai Nosso rezar o Magnífica:
Minha alma se gloria no Senhor e meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, porque olhou para a humildade de Sua serva. Doravante todas as gerações hão de chamar-me Bem aventurada porque fez em mim maravilhas Aquele cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder de Seu braço e desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes, saciou de bens os famintos e despediu de mãos vazias os ricos. Socorreu Israel Seu servo lembrado da Sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais em favor de Abraão e de sua descendência para sempre.Amém.

- Nas 10 contas da Ave Maria:
Ave Maria, Virgem Poderosa, Imaculada Conceição, Rainha das Vitórias. Que as Vossas Lágrimas de Sangue destruam as forças infernais que se levantam...

Falar: (1ª dezena) contra a Igreja
(2ª dezena) contra o Santo Padre o Papa
(3ª dezena) contra os Sacerdotes
(4ª dezena) contra os Seminaristas
(5ª dezena) contra as Famílias

- No lugar do glória rezar:
A Cruz Sagrada seja minha luz, não seja o dragão meu guia, retira-te satanás, nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.

1ª DEZENA: Contemplamos como Jesus nos deu um exemplo brilhante na luta contra satanás e seu reino.

2ª DEZENA: Contemplamos como Jesus venceu a morte e o inferno pela Sua paixão e morte na cruz.

3ª DEZENA: Contemplamos a cruz de Cristo que se tornou um sinal de terror para satanás.

4ª DEZENA: Contemplamos como Jesus deu a Virgem Maria, a força de esmagar a cabeça da serpente infernal.

5ª DEZENA: Contemplamos como Jesus Cristo deu a Virgem Maria poder sobre satanás por todos os tempos.

- No final rezar:
Salve Rainha
Consagração a Nossa Senhora

“Levanta-se Deus, pela intercessão da Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo e de toda a Milícia Celeste, que sejam dispersos seus inimigos, e fujam de Sua Face todos os que O odeiam. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O que o intercessor precisa ver?

O intercessor é um profeta chamado a levar, pelo poder da oração, todos à presença de Deus, conforme escrito em Apocalipse, 3,9. Ele deve ter uma visão ampliada para não impor nenhuma barreira para a ação do Senhor e ter a sensibilidade aguçada para conseguir perceber com mais clareza tudo o que Deus quer fazer não só na vida dos outros, mas também em sua vida pessoal.

Foto: Internet

Sobre esse assunto, o site da RCC Brasil mostrou que no segundo livro dos Reis, o profeta Elizeu pede a Deus para dar a capacidade de ver o seu servo que, apesar de ser piedoso e andar com um homem de Deus, sofria do mal da cegueira espiritual.

Quando viu uma multidão de soldados inimigos cercando a cidade para matá-los, desesperou-se, e gritou para o profeta: “Ai meu senhor! O que vamos fazer agora?”. Eliseu um homem de grande visão, disse: “Não temas, os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles”. Eliseu orou dizendo: “Senhor, abri-lhe os olhos para que veja”. O Senhor abriu os olhos do servo, e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.

Com essa breve história é possível refletir que muitas vezes as pessoas tem atitudes semelhantes a do servo de Eliseu. A visão está fisicamente limitada e para superar essa dificuldade é necessário utilizar a dimensão espiritual para ver com os olhos espirituais.

Ainda segundo o que foi publicado no site da RCC Brasil, para ver as soluções de Deus é preciso ter uma visão além dos olhos humanos, pois muitas dificuldades que existem procedem da falta de visão espiritual e, muitos desconhecem essa capacidade.

O intercessor que possui uma visão ampliada profetiza vida para o povo caído, machucado, desanimado e morto pelo pecado, ou seja, tudo pode ser mudado pela força da oração. Deus fará até onde se é possível enxergar com os olhos da fé. Além disso, o intercessor com visão aguçada sabe reconhecer quais os valores essenciais que não podem faltar na obra de Deus.

O ministério de intercessão, segundo a RCC Brasil, é o ministério da vitória. Todos os intercessores são chamados por Deus a semear a cultura de Pentecostes e exercer essa missão com combatividade profética, coragem e maturidade espiritual, pois somente assim será possível ter uma visão ampliada para entender o que o Espírito Santo está falando nestes tempos para a Igreja.


Fonte: RCC Brasil

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Quaresma de São Miguel Arcanjo

A Quaresma de São Miguel Arcanjo começou no dia 15 de agosto e vai até 29 de setembro, que é o dia da festa do santo. Todavia, ela pode ser rezada em qualquer época do ano por um período de 40 dias.

Foto: Internet

Para se preparar para a quaresma é necessário:
.Acender uma vela abençoada diante de uma imagem de São Miguel Arcanjo;
.Oferecer uma penitência durante os 40 dias;
.Fazer o sinal da cruz;
.Rezar as orações diárias.

- Oração inicial para todos os dias:
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

*Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós! (3x)

- Ladainha de São Miguel:
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, luz dos anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte dos cristãos, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório,
São Miguel, nosso príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso advogado, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo, para que sejamos dignos de Suas promessas.

Oração: Senhor Jesus, santificai-nos, por uma bênção sempre nova e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, esta sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do céu e a trocar os bens do tempo pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos.

- Ao final, reza-se:
Um Pai-Nosso em honra de São Gabriel.
Um Pai-Nosso em honra de São Miguel Arcanjo.
Um Pai-Nosso em honra de São Rafael.

Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo; vós, cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus.
.Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.
.Para que sejamos dignos de Suas promessas.

Oração: Deus, todo poderoso e eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

- Consagração a São Miguel Arcanjo
Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção. É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça da amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima, obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória. Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

"O episcopado não é uma honra, é um serviço", diz Papa Francisco

Em uma das catequeses realizadas na Praça São Pedro o Para Francisco falou sobre o ministério episcopal, que nada mais é do que o cargo ou função de bispo.

Confira o texto na íntegra:

Foto: Internet

“Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Escutamos as coisas que o apóstolo Paulo diz ao bispo Tito. Mas quantas virtudes devemos ter, nós bispos? Ouvimos todos, não? Não é fácil, não é fácil, porque nós somos pecadores. Mas confiamos na vossa oração, para que ao menos nos aproximemos destas coisas que o apóstolo Paulo aconselha a todos os bispos. De acordo? Vocês rezam por nós?

Já tivemos a oportunidade de destacar, nas catequeses anteriores, como o Espírito Santo enche sempre a Igreja dos seus dons, com abundância. Agora, no poder e na graça do seu Espírito, Cristo não deixa de suscitar ministérios, a fim de edificar as comunidades cristãs como seu corpo. Entre esses ministérios, se distingue o episcopal. No bispo, assistido pelos presbíteros e pelos diáconos, é o próprio Cristo que se faz presente e que continua a cuidar da sua Igreja, assegurando a sua proteção e a sua condução.

1. Na presença e no ministério dos bispos, dos presbíteros e dos diáconos podemos reconhecer a verdadeira face da Igreja: é a Santa Mãe Igreja Hierárquica. E realmente, através desses irmãos escolhidos pelo Senhor e consagrados com o sacramento da Ordem, a Igreja exerce a sua maternidade: gera-nos no Batismo como cristãos, fazendo-nos renascer em Cristo; vigia sobre o nosso crescimento na fé; acompanha-nos entre os braços do Pai, para receber o seu perdão; prepara para nós a mesa eucarística, onde nos alimenta com a Palavra de Deus e o Corpo e o Sangue de Jesus; invoca sobre nós a benção de Deus e a força do seu Espírito, apoiando-nos por todo o curso da nossa vida e nos envolvendo com a sua ternura e o seu calor, sobretudo nos momentos mais delicados da provação, do sofrimento e da morte.

2. Esta maternidade da Igreja se exprime em particular na pessoa do bispo e no seu ministério. De fato, como Jesus escolheu os apóstolos e os enviou para anunciar o Evangelho e para apascentar o seu rebanho, assim os bispos, seus sucessores, são colocados na cabeça das comunidades cristãs, como fiadores da sua fé e como sinal vivo da presença do Senhor em meio a eles. Compreendemos, então, que não se trata de uma posição de prestígio, de uma honra. O episcopado não é uma honra, é um serviço. Jesus o quis assim. Não deve haver lugar na Igreja para a mentalidade mundana. A mentalidade mundana diz: “Este homem fez carreira eclesiástica, tornou-se bispo”. Não, não, na Igreja não deve haver lugar para esta mentalidade. O episcopado é um serviço, não uma honra para se vangloriar. Ser bispo quer dizer ter sempre diante dos olhos o exemplo de Jesus que, como Bom Pastor, veio não para ser servido, mas para servir (cfr Mt 20, 28; Mc 10, 45) e para dar a sua vida por suas ovelhas (cfr Jo 10, 11). Os santos bispos – e são tantos na história da Igreja, tantos bispos santos – mostram-nos que este ministério não se procura, não se pede, não se compra, mas se acolhe em obediência, não para se elevar, mas para se rebaixar, como Jesus que “humilhou a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte e uma morte de cruz” (Fil 2, 8). É triste quando se vê um homem que procura esse ofício e que faz tantas coisas para chegar lá e, quando chega, não serve, se envaidece, vive somente para a sua vaidade.

3. Há um outro elemento precioso, que merece ser colocado em evidência. Quando Jesus escolheu e chamou os apóstolos, pensou neles não separados um do outro, cada um por conta própria, mas juntos, para que estivessem com Ele, unidos, como uma só família. Também os bispos constituem um único colégio, reunido em torno do Papa, que é o custódio e fiador desta profunda comunhão, que tanto estava no coração de Jesus e dos seus apóstolos. Como é belo, então, quando os Bispos, com o Papa, exprimem esta colegialidade e procuram ser sempre mais e melhor servidores dos fiéis, mais servidores na Igreja! Experimentamos isso recentemente na Assembleia do Sínodo sobre família. Mas pensemos em todos os bispos espalhados no mundo que, mesmo vivendo em localidade, cultura, sensibilidade e tradições diferentes e distantes entre eles, de um lado a outro – um bispo me dizia outro dia que para chegar a Roma eram necessárias, de onde ele estava, mais de 30 horas de avião – sentem-se parte um do outro e se tornam expressão da íntima ligação, em Cristo, entre suas comunidades. E na comum oração eclesial todos os bispos colocam-se juntos em escuta do Senhor e do Espírito, podendo assim colocar atenção em profundidade sobre o homem e os sinais dos tempos (cfr Conc. Ecum. Vat. II, Const. Gaudium et spes, 4).

Queridos amigos, tudo isso nos faz compreender porque as comunidades cristãs reconhecem no biso um grande presente e são chamadas a alimentar uma sincera e profunda comunhão com ele, a partir dos presbíteros e dos diáconos. Não há uma Igreja sadia se os fiéis, os diáconos e os presbíteros não são unidos ao bispo. Esta Igreja não unida ao bispo é uma Igreja doente. Jesus quis esta união de todos os fiéis com o bispo, também dos diáconos e dos presbíteros. E isto o fazem na consciência de que é justamente no bispo que se torna visível a ligação de cada Igreja com os apóstolos e com todas as outras comunidades, unidas com os seus bispos e o Papa na única Igreja do Senhor Jesus, que é a nossa Santa Mãe Igreja Hierárquica. Obrigado.”

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Oração pelos pais

Olá povo de Deus, tudo bem?

O dia dos pais foi celebrado ontem e hoje se inicia a semana da família. Rezemos em ação de graças pela vida de cada pai e por todas as famílias.


“Senhor, meu Deus, Vós quereis que respeite, ame e obedeça a meus queridos pais. Peço-Vos que Vós mesmo me inspireis o respeito e a reverência que lhes devo e fazei que eu seja um filho(a) amoroso(a) e obediente.

Recompensai-lhes todos os sacrifícios, trabalhos e cuidados, que por minha causa têm suportado e retribui-lhes todo o bem que me fizeram no corpo e na alma, pois eu por mim não posso pagar-lhes tudo isto.

Conservai-lhes uma longa vida no gozo de perfeita saúde do corpo e da alma. Deixai-os participar da benção copiosa, que derramastes sobre os patriarcas.

Fazei-os crescer na virtude e prosperar em tudo, que por Vossa honra empenharem, a fim de que um dia tornemos a ver-nos no céu, para cantar os vossos louvores por todos os séculos dos séculos.

Amém”

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

RCC organiza Cenáculo em Sorocaba

A Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Sorocaba realiza no dia 16 de agosto (domingo) a partir das 8h, no Clube União Recreativo Sede Campestre, o XXXII Cenáculo com o tema “Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito”.

O evento terá inicio com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales e terá ainda pregações com o Padre Paulo Ricardo e Gislaine Antonelli.

O Cenáculo será gratuito e a organização pede para que se possível os fiéis levem 1kg de alimento não perecível, menos sal e açúcar, que será doado para famílias carentes.

Haverá praça de alimentação no local. O Recreativo Campestre está localizado na rua Francisco Paulo Braion, nº 650, Jardim Guadalajara. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15)3232-5091 ou pelo site www.rccsorocaba.org.br.

Foto: MCS Sorocaba

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Novena contra a depressão

Olá povo de Deus, tudo bem?

Conhece alguém ou você mesmo está sofrendo com a depressão? Para driblar esse problema e vencer essa doença com fé, o Padre Reginaldo Manzotti publicou em seu site uma novena contra esse mal que atinge pessoas de todas essas idades.

Oremos!

- Oração para os 9 dias

Eu creio Senhor que sois Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra.

Eu creio em Jesus Cristo Salvador de todo gênero humano. Eu creio no Divino Espírito Santo santificador.

Senhor hoje pedimos a graça da libertação da depressão por nós e por aqueles cujos nomes neste momento lembramos... (diga os nomes...)

Em nome de Jesus liberta-me Senhor da depressão.
Em nome de Jesus liberta-me da angústia.
Em nome de Jesus liberta-me da ansiedade.

Senhor que o Teu poder libertador, livre e liberte o espírito da depressão retirando todas as amarras e todas as formas de manifestação da angústia. Cure Senhor onde esse mal se instalou, arranque pela raiz esse problema, cure as lembranças dolorosas, os traumas, ressentimentos e as marcas negativas.

Senhor Deus, que a alegria transborde profundamente em meu ser. Com Teu poder e em nome de Jesus, refaça minha história, meu passado e meu presente. Livra-me Senhor de todo o mal, e que nos momentos de solidão, de descaso e de rejeição, eu seja curado e libertado na Tua presença.

Eu renuncio no poder libertador de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao medo, à incerteza, à desesperança e me apego em Teu poder Senhor, em Tua graça, em Tua bênção.

Dai-me Senhor a graça da libertação da depressão.

Dai-me Senhor a graça da libertação da angústia.

Dai-me Senhor a graça da libertação da ansiedade.


Amém.

domingo, 2 de agosto de 2015

Beata Chiara Luce: um exemplo de que é possível ser santo sem deixar de ser jovem

Não há nada de extraordinário na vida de Chiara Badano. No entanto, esta jovem que gostava de esporte, ouvir música e estar com os amigos, Deus sempre esteve presente.

Maria Teresa e Ruggero Badano, pais de Chiara, casaram-se aos 26 anos, mas tiveram que esperar 11 para que tivessem um filho. A menina nasceu no dia 29 de outubro de 1971 em Sassello, cidade do interior da província de Savona, na Itália. "Mas percebemos logo que não era apenas nossa filha, era, antes de tudo, de Deus, e como tal a devíamos educar respeitando a sua liberdade", conta Maria Teresa, segundo o site da Canção Nova.

O início da caminhada de Chiara rumo ao seu Esposo Jesus, como gostava de chamá-Lo, começou em 1989 quando estava prestes a completar 18 anos. Ela enfrentou o diagnóstico de um osteosarcoma, tipo de câncer nos ossos, após sofrer uma forte dor nas costas durante uma partida de tênis. Um resultado difícil de aceitar, mas ela disse o seu sim a Deus, e desde então nunca voltou atrás. “Por ti, Jesus. Se tu queres eu também quero!”, dizia ela.

As terapias eram dolorosas, mas a oferta de suas dores era sempre certa. “No início tínhamos a impressão de ir ao encontro dela para sustentá-la – conta um amigo seu – mas logo percebemos que entrando no seu quarto sentíamo-nos projetados na aventura maravilhosa do amor de Deus. E não é que Chiara dissesse frases extraordinárias, ou escrevesse páginas e páginas de diário. Ela simplesmente amava”, segundo citou o site da Canção Nova.

Quanto mais a doença progredia, mais a experiência de Chiara tornava-se intensa. Ela até chegou a tirar a morfina, porque excluía a lucidez, e a dor era a única coisa que podia oferecer a Jesus.

Segundo o site da Canção Nova, a famosa história dos 25 minutos que aconteceu logo depois da primeira sessão de quimioterapia foi a seguinte: "Naquele dia, eu não podia acompanhá-la, porque estava com flebite e o médico tinha me proibido qualquer movimento. Depois de duas horas intermináveis, Ruggero e Chiara voltaram. Ela vinha na frente, caminhando lentamente, vestida com a sua jaqueta verde. Tinha o rosto sombrio e olhava para o chão. Perguntei como tinha sido e ela, sem me olhar, respondeu: 'Não diga nada agora', e se jogou na cama com os olhos fechados. Aquele silêncio era terrível, mas eu tinha que respeitá-lo. Eu olhava para ela e pela expressão de seu rosto via toda a luta que estava travando interiormente para dizer o seu sim a Jesus. Passaram 25 minutos. De repente ela se girou na minha direção, com o sorriso de sempre, dizendo: 'Agora você pode falar'. Naquele momento eu me perguntei quantas vezes ela iria ter que repetir o seu sim, no sofrimento. Mas Chiara precisou, como eu já disse, de 25 minutos, e desde então nunca mais voltou atrás", conta a mãe.

Chiara Luce ou Clara Luz, como era chamada pelos amigos, veio a falecer em 7 de outubro de 1990. Ela mesmo havia preparado tudo: as canções de seu funeral, as flores, o penteado e o vestido de noiva para a sua “festa de núpcias” com o Senhor.

"As suas últimas palavras – que não foram o seu último ato de amor, porque esse foi a doação das suas córneas a dois jovens – quando se despediu, foram: 'Tchau mamãe! Esteja feliz, porque eu estou feliz'".

O processo de beatificação

Foto: Internet

A iniciativa do processo de beatificação deve-se ao bispo de Acqui, Dom Lívio Maritano, que conheceu Chiara pessoalmente. “Pareceu-me que o seu testemunho foi significativo, sobretudo para os jovens. Precisamos de santidade nos dias de hoje. Temos que ajudar os jovens a encontrar uma orientação, um objetivo, a ultrapassar a insegurança e a solidão, os seus enigmas perante os insucessos, o sofrimento, a morte, e todas as preocupações. O testemunho de fé e de fortaleza desta jovem é surpreendente. Impressiona, leva muitas pessoas a mudar de vida, temos testemunhos quase
todos os dias”, disse o Bispo, segundo o site da Canção Nova.

O processo durou 11 anos. A fase diocesana, entre 11 de junho de 1999 e 21 de agosto de 2000, e no Vaticano, entre 23 de agosto de 2000 a 8 de Julho de 2008, quando a Serva de Deus, com o reconhecimento das “virtudes heroicas”, foi declarada Venerável.

Em 10 de dezembro de 2009, foi proclamado o decreto pontifício sobre o milagre por intercessão de Chiara Badano: a cura imprevista e inexplicável de um rapaz da cidade de Trieste, com uma gravíssima forma de meningite fulminante. Os médicos haviam dado-lhe apenas 48 horas de vida.

Os 25 mil jovens presentes na cerimônia de sua beatificação, dia 25 de setembro de 2010, demonstraram que, com a sua vida, Chiara Luce Badano testemunhou um modelo de santidade que todos podem viver.